Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 998/2014, de 2 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Concede a medalha naval de Vasco da Gama a João António Sottomayor Capucho Paulo

Texto do documento

Portaria 998/2014

Após mais de 24 anos de serviço como instrutor de vela e Marinharia dos cadetes da Escola Naval e do Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA), João António Sottomayor Capucho Paulo passou à situação de aposentação em 10 de novembro de 2014.

Ao longo de todos estes anos, o Capucho, tal como é por todos tratado, desempenhou de forma muito dedicada e com um profissionalismo exemplar as suas funções, contribuindo para a formação marinheira de diversas gerações de jovens e para a aproximação e o reconhecimento do CNOCA e da Escola Naval no meio náutico nacional.

Possuidor de uma vasta experiência marinheira, e graças a uma energia inesgotável aliada a rigorosos critérios de exigência, foi capaz de transmitir aos cadetes os conhecimentos, as virtudes e a atitude necessários à sua adaptação à vivência no mar, à manobra e à condução, em segurança, de diversos tipos de embarcações. A sua dedicação à formação marinheira estendeu-se à colaboração ininterrupta que, em simultâneo, deu ao CNOCA, organizando e conduzindo as duas escolas de vela anuais, tendo tido um papel determinante na formação de várias centenas de jovens instruendos, filhos e familiares de sócios do CNOCA, como também dos adultos que frequentaram as ditas escolas, alargando o universo de marinheiros que pela sua mão desenvolveram e criaram o gosto pela náutica.

Profundo conhecedor dos meios utilizados, a sua dedicação muito para além das horas de serviço permitiu-lhe ultrapassar significativamente os limites espectáveis de desempenho nas funções que lhe foram cometidas, tendo colaborado de forma empenhada, inclusive com o posto náutico, partilhado com o CNOCA, e com os diversos chefes do serviço de embarcações e da secção náutica da Escola Naval, de forma a promover a reparação e a conservação das embarcações.

O instrutor de vela Capucho Paulo, possuidor de uma personalidade de carácter forte e determinado, tem sido uma referência para todos, quer a nível pessoal, quer profissional, sendo de realçar a sua disponibilidade permanente para apoiar e ajudar aqueles que o solicitam nas mais diversas situações. Estas características aliadas às suas qualidades profissionais e técnicas, bem como o seu carácter íntegro, e a sua paixão e entusiasmo por "andar no mar", marcaram indelevelmente sucessivas gerações de cadetes da Escola Naval e, consequentemente, o seu futuro desempenho como oficiais a bordo dos navios, bem como muitos outros jovens e adultos que passaram pelas escolas do CNOCA.

A sua ação dinâmica e voluntariosa, muitas vezes para além do que lhe era exigido, levaram-no inclusivamente a realizar no VEGA (em 1996), na SAGRES (em 1999 e 2000) e no BLAUS VII (em 2011), quatro viagens de instrução de cadetes, nas quais se revelou um precioso auxiliar do comando, em especial no caso dos pequenos veleiros. De relevar ainda o seu contributo essencial para o êxito das atividades náuticas e eventos de relevo do CNOCA, como as regatas do Dia da Marinha e o Festival Náutico.

Pelo exposto, é de elementar justiça enaltecer o extraordinário contributo que o instrutor de vela João António Sottomayor Capucho Paulo deu à Marinha, o excelente conjunto de qualidades humanas e profissionais por ele patenteado, e o zelo e a dedicação que caracterizaram o seu desempenho, contribuindo de forma significativa para a eficiência, o desenvolvimento e o prestígio do CNOCA, da Escola Naval e, consequentemente, da Marinha.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" a João António Sottomayor Capucho Paulo.

19 de novembro de 2014. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, almirante.

208254381

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/361802.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda