A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1342/2019, de 7 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Designação, em Regime de Substituição, do Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires como Subdiretor da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional

Texto do documento

Despacho 1342/2019

Considerando que se deu a vacatura do lugar de Subdiretor-Geral de Política de Defesa Nacional;

Considerando que importa garantir o normal funcionamento dos serviços da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e que o Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires, pela sua aptidão e experiência profissionais, demonstradas pelo respetivo currículo, publicado em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante, tem o perfil pessoal e profissional adequado para se alcançar os objetivos pretendidos para a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional;

Considerando que, nos termos do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Pública, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura, determina-se o seguinte:

1 - É designado, em regime de substituição, para exercer o cargo de Subdiretor-Geral de Política de Defesa Nacional o Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º do referido Estatuto, o ora designado pode optar pelo vencimento ou retribuição da sua função, cargo ou categoria de origem.

3 - Para efeitos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º do referido Estatuto, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

4 - O presente despacho produz efeitos na data da tomada de posse do ora designado.

25 de janeiro de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

Nota Curricular

O Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires nasceu em Lisboa, tem 53 anos de idade e 35 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 2 de setembro de 2013.

Está habilitado com o Mestrado em Ciências Militares - Infantaria, da Academia Militar (AM), o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Infantaria (EPI), os Cursos de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) e de Promoção a Oficial General no Instituto Universitário Militar (IUM). Possui outros cursos e estágios militares, de que se destacam os Cursos de Operações Especiais e o de Weaponeering and Targeting.

Possui ainda o Bacharelato em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Matemáticas e Gestão (ISMAG), a Pós-Graduação em História Militar pela Universidade Lusíada e o Doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL-ISCTE).

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército. Exerceu funções em FND no Paquistão em 2005, no âmbito da NATO Response Force 5, e no Afeganistão em 2009 e 2010, no âmbito da NATO/ISAF.

No âmbito da Cooperação Técnico-Militar esteve em Moçambique entre 1995 e 1996 e em Angola em 2000 e 2001.

Da sua folha de serviços constam 16 louvores nacionais e 8 estrangeiros e várias condecorações.

Recebeu o Prémio Defesa Nacional 2014 atribuído à obra "Wellington, Spínola e Petraeus: O Comando Holístico da Guerra" e o Prémio "Barretina Mundo", atribuído pela Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar.

Tem 10 livros publicados e mais de 100 capítulos ou artigos em livros e publicações variadas, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, em especial sobre temas relacionados com História Militar, Relações Internacionais, Segurança e Defesa, Estratégia e Terrorismo.

312019844

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3609645.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda