Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1342/2019, de 7 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Designação, em Regime de Substituição, do Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires como Subdiretor da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional

Texto do documento

Despacho 1342/2019

Considerando que se deu a vacatura do lugar de Subdiretor-Geral de Política de Defesa Nacional;

Considerando que importa garantir o normal funcionamento dos serviços da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e que o Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires, pela sua aptidão e experiência profissionais, demonstradas pelo respetivo currículo, publicado em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante, tem o perfil pessoal e profissional adequado para se alcançar os objetivos pretendidos para a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional;

Considerando que, nos termos do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Pública, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura, determina-se o seguinte:

1 - É designado, em regime de substituição, para exercer o cargo de Subdiretor-Geral de Política de Defesa Nacional o Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º do referido Estatuto, o ora designado pode optar pelo vencimento ou retribuição da sua função, cargo ou categoria de origem.

3 - Para efeitos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º do referido Estatuto, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

4 - O presente despacho produz efeitos na data da tomada de posse do ora designado.

25 de janeiro de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

Nota Curricular

O Coronel Tirocinado Nuno Correia Barrento de Lemos Pires nasceu em Lisboa, tem 53 anos de idade e 35 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 2 de setembro de 2013.

Está habilitado com o Mestrado em Ciências Militares - Infantaria, da Academia Militar (AM), o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Infantaria (EPI), os Cursos de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) e de Promoção a Oficial General no Instituto Universitário Militar (IUM). Possui outros cursos e estágios militares, de que se destacam os Cursos de Operações Especiais e o de Weaponeering and Targeting.

Possui ainda o Bacharelato em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Matemáticas e Gestão (ISMAG), a Pós-Graduação em História Militar pela Universidade Lusíada e o Doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL-ISCTE).

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército. Exerceu funções em FND no Paquistão em 2005, no âmbito da NATO Response Force 5, e no Afeganistão em 2009 e 2010, no âmbito da NATO/ISAF.

No âmbito da Cooperação Técnico-Militar esteve em Moçambique entre 1995 e 1996 e em Angola em 2000 e 2001.

Da sua folha de serviços constam 16 louvores nacionais e 8 estrangeiros e várias condecorações.

Recebeu o Prémio Defesa Nacional 2014 atribuído à obra "Wellington, Spínola e Petraeus: O Comando Holístico da Guerra" e o Prémio "Barretina Mundo", atribuído pela Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar.

Tem 10 livros publicados e mais de 100 capítulos ou artigos em livros e publicações variadas, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, em especial sobre temas relacionados com História Militar, Relações Internacionais, Segurança e Defesa, Estratégia e Terrorismo.

312019844

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3609645.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda