Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 22/2019, de 22 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louvor atribuído ao Coronel de Artilharia, NIM 10196383, João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas

Texto do documento

Louvor 22/2019

Louvo o Coronel de Artilharia NIM 10196383, João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas, pela forma competente e eficaz como vem desempenhando, ao longo dos últimos cinco anos, as funções de Assessor de Estudos do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

O Coronel João Barbas apoiou a direção do IDN em todas as tarefas e missões que lhe foram atribuídas, destacando-se, desde logo, na coordenação do primeiro curso de 'Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço', um curso nacional de tomada decisão, ao nível político-estratégico, orientado para a gestão de crises no ciberespaço. Na sequência do sucesso alcançado com este curso, organizou, igualmente de forma eficiente, o curso piloto internacional 'Strategic Decision Making Course & Exercise on Cyber Crisis Management', realizado em parceria com a Academia Militar e a MTU European Cybe rInitiative da Estónia, e sob a égide da Agência Europeia de Defesa.

No prosseguimento deste profícuo trabalho, e no domínio da cooperação internacional, tem vindo a desenvolver uma ação de reconhecido mérito na organização anual, em Bruxelas, no âmbito do Colégio Europeu de Segurança e Defesa (CESD) da União Europeia, do curso intitulado 'Course on Challenges of European Security', realizado em parceria com o instituto congénere francês, Institut de Hautes Études de Defense Nationale (IHEDN), muito contribuindo para o reforço da imagem, da visibilidade e do prestígio do Instituto da Defesa Nacional.

Igualmente relevante tem sido o seu desempenho enquanto subdiretor dos Cursos de Defesa Nacional, no qual revelou grande capacidade de organização e disponibilidade no acompanhamento das atividades dos cursos, o que muito contribuiu para a consecução dos objetivos superiormente definidos e para a consolidação do prestígio do Curso de Defesa Nacional.

Como investigador, o Coronel João Barbas demonstrou um grande empenho e dedicação no desenvolvimento da área de investigação que lhe foi atribuída, a Cibersegurança, tendo publicado, como corolário da sua investigação, vários ensaios de qualidade e atualidade, de que se destaca o editado nos Cadernos do IDN sob o título 'Cibersegurança e Políticas Públicas', resultado de um projeto de investigação conjunta entre o IDN e a Academia Nacional de Estudios Politicos y Estratégicos do Chile (ANEPE) do Chile. Também digno de especial menção é a forma organizada e competente como tem coordenado o Grupo de Reflexão sobre 'Resiliência Cibernética', no contexto do qual tem promovido sessões de reflexão e debate sobre temas de grande atualidade e importância e evidenciado os seus amplos conhecimentos nesta matéria.

Pelas suas relevantes qualidades e virtudes militares, e pela forma altamente competente e eficaz como vem exercendo as suas funções e prestigiando o Instituto da Defesa Nacional, é o Coronel João Barbas merecedor de que os serviços por si prestados sejam considerados de muito elevado mérito.

28 de novembro de 2018. - O Diretor-Geral, Vítor Daniel Rodrigues Viana, Major-General.

311972516

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3593146.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda