Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 498/2019, de 10 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designação da Técnica Especialista Dr.ª Licínia Maria dos Santos Simão

Texto do documento

Despacho 498/2019

1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo como técnica especialista, para exercer funções de promoção e elaboração de estudos e publicações na área da comunicação política e no desenvolvimento de ações na área educativa e da cultura da Defesa Nacional, a doutorada em Relações Internacionais Licínia Maria dos Santos Simão, com produção de efeitos a 7 de dezembro 2018.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 6 do artigo 13.º do referido decreto-lei, o estatuto remuneratório da designada é equivalente ao estabelecido para o cargo de adjunto.

3 - Fica a designada autorizada a exercer atividades compreendidas nas alíneas a) e b) do n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro.

4 - Para efeitos do disposto no artigo 12.º do referido decreto-lei, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho.

5 - Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação na página eletrónica do Governo.

7 de dezembro de 2018. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

Nota curricular

Licínia Simão é licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra (2000-2004) e doutorada em Relações Internacionais, com especialidade de Estudos Europeus, pela Universidade de Coimbra (2010). De janeiro a maio de 2010 foi investigadora e professora convidada na Academia da OSCE, em Bisqueque, no Quirguistão. De 2010 a 2012 foi professora auxiliar convidada em Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. Desde setembro de 2012, é professora auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), lecionando nos três ciclos de estudos em Relações Internacionais. Desde 2012, assumiu, na FEUC, funções de Coordenadora do Núcleo e da Licenciatura em Relações Internacionais, bem como de Coordenadora do Programa de Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento. Desde 2011 é investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), onde desempenha, desde 2017, funções na Direção do CES.

A sua investigação académica inclui questões de formulação de Política Externa e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa Europeia e no Espaço Pós-Soviético. Desde 2015 é a coordenadora nacional da rede Marie Curie ITN CASPIAN: Around the Caspian: a Doctoral Training for Future Experts in Development and Cooperation with Focus on the Caspian Region, bem como do projeto IRSES EUropean Identity, Cultural Diversity and Political Change - EUinDepth, ambos com financiamento da Comissão Europeia. Desde 2016 é consultora do projeto FCT "A Geopolítica do Gás e o Futuro da relação Euro-Russa - Geo4Ger". Desenvolveu outros projetos nomeadamente com a Universidad Pontificia Comillas (Madrid), o Norwegian Centre for Conflict Resolution (NOREF) (Oslo), a University of Surrey (Reino Unido) e a Fundação Friedrich Ebert (Lisboa), entre outros. Entre 2005 e 2009 foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e, em 2012, recebeu o Prémio de Melhor Dissertação de Doutoramento em Relações Internacionais, da Associação Portuguesa de Ciência Política.

É a atual Coordenadora da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (SRI/APCP), membro do «Grupo de Estudos sobre o Médio Oriente e o Mediterrâneo», coordenado pelo IDN e o IPRI-UNL e membro do Conselho Consultivo do Georgian Institute of Politics, em Tbilisi (Geórgia). Foi investigadora visitante no Center for European Policy Studies, em Bruxelas (2007) e no Centre for European Studies, na Universidade de Carleton, em Otava (2012). Foi estagiária no Instituto de Defesa Nacional e auditora do Curso de Defesa para Jovens (2006).

Tem sido convidada para apresentar a sua investigação académica em diferentes contextos institucionais, incluindo o Parlamento Europeu, o Foreign and Commonwealth Office em Londres, a Delegação da União Europeia na Geórgia, o Istituto Affari Internazionali, o Centre for Transatlantic Relations/Johns Hopkins University, Washington D.C., o European Institute for Public Administration, Maastricht, o Colégio da Europa, o Instituto de Defesa Nacional, a Universidade Estatal da Abkhazia, Sukhum/i, a Universidade Estatal de Erevan, na Arménia, o OBSERVAREUAL e o Instituto Português de Relações Internacionais, entre outras instituições académicas nacionais.

Colaborou na elaboração de dois relatórios para o Comité das Relações Externas do Parlamento Europeu, tem variadas publicações em revistas académicas indexadas com revisão por pares e a sua mais recente publicação é o livro The EU's Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community (Palgrave Macmillan, 2018).

311912016

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3580671.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-01-20 - Decreto-Lei 11/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece a natureza, a composição, a orgânica e o regime jurídico a que estão sujeitos os gabinetes dos membros do Governo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda