O Tenente-Coronel ADMIL NIM 06482888 Carlos Alberto Pereira Marques exerceu, de 26 de julho de 2017 a 25 de julho de 2018, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) com Angola, as funções de Chefe do Núcleo Administrativo-Logístico (NAL), que desempenhou de forma exemplar e excecionalmente competente, sendo responsável pelo apoio administrativo-logístico às atividades dos Projetos e pela gestão da Residência em Luanda.
Militar muito frontal, sempre evidenciou elevada competência técnico-profissional, capacidade de trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, atributos que contribuíram de forma decisiva para um desempenho extraordinário que garantiu eficiência na resposta aos diversos desafios, tarefas e solicitações com que a assessoria militar portuguesa se deparou.
Nas atividades específicas de apoio administrativo-logístico aos Projetos, destaca-se a sua ação, junto das autoridades angolanas para assegurar uma correta e atempada manutenção das viaturas, essencial para a segurança e a mobilidade dos assessores no terreno, bem como para garantir o financiamento adequado e atempado das atividades dos Projetos e do funcionamento da Residência. Relevo, ainda, para a gestão do Fundo de Sustentação e Funcionamento, cujo planeamento rigoroso, completo e atempado, em conjunto com uma alocação equilibrada e criteriosa dos recursos disponíveis, resultou em maior eficiência e eficácia na despesa, visível na conceção e implementação de processos de controlo dos abonos de alimentação e da atividade dos funcionários em termos de horas extraordinárias.
Como Gestor da Residência, o Tenente-Coronel Marques procurou sempre assegurar as melhores condições de alojamento e de conforto, determinantes para o moral e bem-estar dos militares em missão e para o normal desenvolvimento dos Projetos, e demonstrou uma permanente preocupação com a higiene e segurança alimentar. Neste âmbito, destaca-se a beneficiação das infraestruturas, a manutenção, aquisição e substituição de múltiplos equipamentos, a implementação de planos de controlo de pragas e a manutenção do elevador, assegurando o seu funcionamento em segurança.
No plano das relações humanas, sublinha-se a forma como soube gerir os conflitos internos, num espaço onde coabitam militares dos três Ramos, integrados em Projetos sem ligação hierárquica e com Diretores Técnicos de patente superior, e como lidou com os funcionários angolanos, num ambiente de diálogo.
Pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, inequívoca lealdade e abnegação, o Tenente-Coronel Carlos Marques criou laços de simpatia e um excelente ambiente de trabalho, granjeando o apreço e consideração dos que com ele trabalharam e privaram.
Assim, pelas qualidades reveladas, é-me grato reconhecer e louvar publicamente o Tenente-Coronel ADMIL NIM 06482888 Carlos Alberto Pereira Marques pelas excecionais qualidades profissionais e pessoais e virtudes militares demonstradas, bem como pela forma extremamente dedicada, competente e empenhada como exerceu o cargo de Chefe do NAL em Angola, prestando um contributo decisivo para o cumprimento da missão desta Direção-Geral em matéria de Cooperação no Domínio da Defesa.
19 de julho de 2018. - O Diretor-Geral, Nuno Pinheiro Torres.
311845654