Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8540/2018, de 5 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Projeto de formação no âmbito da implementação do SNC-AP, pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE)

Texto do documento

Despacho 8540/2018

Considerando que:

a) O Orçamento do Estado para 2018, aprovado pela Lei 114/2017, de 29 de dezembro, no n.º 4 do artigo 92.º prevê que a verba inscrita no orçamento dos encargos gerais do Estado para a concessão de auxílios financeiros e cooperação técnica e financeira possa ser utilizada para projetos de apoio à formação no âmbito da transição para o SNC-AP.

b) O mesmo n.º 4 do artigo 92.º da Lei 114/2017, de 29 de dezembro, determina que os referidos projetos têm de ser desenvolvidos por entidades que, independentemente da sua natureza e forma, integram o subsetor local, no âmbito do Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais, e que constem da última lista das entidades que compõem o setor das administrações públicas divulgada pela autoridade estatística nacional.

c) Para efeitos do previsto no referido n.º 4 do artigo 92.º da Lei 114/2017, de 29 de dezembro, o n.º 3 do artigo 77.º do Decreto-Lei 33/2018, de 15 de maio, determina que podem ser consideradas as despesas com formadores.

d) A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) integra o subsetor local no âmbito do Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais e enquanto Associação representativa das freguesias é a entidade que se encontra mais próxima das mesmas, conhecendo as diversas realidades, especificidades e necessidades formativas, por isso reconhecida pela UniLEO como a mais apta a desenvolver um projeto de formação no âmbito da implementação do SNC-AP, assumindo assim uma relevância estratégica nacional.

Determina-se que:

1 - A verba prevista no n.º 4 do artigo 92.º do Orçamento do Estado para 2018 ascende a um valor máximo de 100.000 euros para financiamento de ações de formação com o objetivo do desenvolvimento de competências profissionais dos funcionários e eleitos das freguesias, no domínio estratégico da implementação do novo sistema contabilístico para as administrações públicas.

2 - A ANAFRE, como entidade mais habilitada, no presente âmbito, para a prossecução dos objetivos definidos no Orçamento do Estado para 2018, pode apresentar uma candidatura junto da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) até 14 de setembro de 2018.

3 - A ANAFRE deve promover o projeto de apoio à formação no âmbito da transição para o SNC-AP junto de todas as freguesias do território nacional, sendo abrangidas todas as que demonstrem interesse em participar na formação.

4 - São consideradas elegíveis as despesas, realizadas em 2018 e 2019, com as seguintes tipologias: todos os encargos com formadores externos e internos, incluindo deslocações e estadas, assim como os restantes encargos com o funcionamento da ação, nomeadamente rendas de salas, alugueres de equipamento e respetivas amortizações, material de apoio e software para a administração de eventual formação não presencial.

5 - O contrato de financiamento é celebrado entre a ANAFRE e a DGAL, após validação do enquadramento da candidatura, por esta Direção-Geral, nos requisitos previstos no presente despacho.

6 - A comparticipação é transferida pela DGAL, para a ANAFRE, integralmente em 2018, a título de adiantamento após a publicação do contrato no Diário da República, correspondendo a 90 % do investimento elegível do projeto, limitada ao valor máximo referido no n.º 1.

7 - Caso o valor final do investimento venha a ser inferior ao contratualizado, há lugar à restituição de verbas, por parte da ANAFRE, na proporção recebida em excesso a título de adiantamento.

8 - O processo de financiamento é dado como concluído mediante a apresentação pela ANAFRE, junto da DGAL, de todos os documentos comprovativos da despesa realizada, assim como do relatório de execução final do projeto.

O presente despacho é, nos termos do n.º 5 do artigo 22.º da Lei 73/2013, de 3 de setembro, objeto de publicação na 2.ª série do Diário da República.

28 de agosto de 2018. - O Secretário de Estado do Orçamento, João Rodrigo Reis Carvalho Leão. - O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel.

311617209

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3457634.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda