Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Edital 839-A/2018, de 27 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Abertura de procedimento concursal para 2 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de gestão de ciência e tecnologia na área das Humanidades

Texto do documento

Edital 839-A/2018

Edital de abertura de procedimento concursal de seleção para a contratação de doutorados/as ao abrigo do artigo 23.º do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei 57/2017, de 19 de julho.

1 - Em reunião do Conselho Cientifico realizada no dia 22 de junho de 2018 foi deliberado abrir concursos de seleção internacional para 2 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de gestão de ciência e tecnologia na área das Humanidades, em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho, com vista ao desenvolvimento de atividades de gestão de ciência e tecnologia determinadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). A abertura dos procedimentos concursais, assim como a nomeação dos júris, foram autorizadas por despacho do Sr. Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, de 1 de agosto de 2018.

2 - A contratação dos(as)2 doutorados(as) far-se-á ao abrigo do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei 57/2017, de 19 de julho, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), e do Código do Trabalho, aprovado pela Lei 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.

3 - Os concursos são abertos ao abrigo do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC para o desempenho das funções realizadas por bolseiros(as) doutorados(as) que cumprem os requisitos de elegibilidade à data de publicitação deste concurso.

4 - Nos termos do artigo 5.º do Decreto Regulamentar 11-A/2017, de 29 de dezembro, os contratos a celebrar são remunerados de acordo com o nível remuneratório 33 da TRU, sem prejuízo do disposto no n.º 3 do mesmo artigo.

5 - O local de trabalho situa-se nas instalações da NOVA FCSH, Avenida de Berna n.º 26 C, 1069-061 Lisboa, e/ou noutros locais necessários à execução das atividades de gestão de ciência e tecnologia.

6 - Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) em Humanidades e detentores(as) de um currículo profissional e científico que revele um perfil adequado a cada um dos lugares a concurso

7 - A seleção dos doutorados(as) a contratar realiza-se através da avaliação do percurso curricular dos(as) candidatos(as) aos 2 lugares a concurso. Em termos genéricos, esta avaliação incide sobre a relevância, qualidade e atualidade: a) da atividade de gestão de ciência, tecnologia e inovação, ou observação e monitorização do sistema científico e tecnológico; b) do perfile experiência do(a) candidato(a) nos últimos cinco anos e sua adequação ao conteúdo funcional do lugar a concurso. São ainda fatores preferenciais o conhecimento da atividade científica realizado no contexto universitário português nas áreas das Ciência Sociais e Humanidades e a familiaridade com os programas de gestão e procedimentos internos da Universidade Nova de Lisboa e da NOVA FCSH.

8 - O período de cinco anos, a que se refere o número anterior, pode ser aumentado pelo júri, a pedido do(a) candidato(a), quando fundamentado em suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente por motivos de licença de parentalidade, doença grave prolongada, e outras situações de indisponibilidade para o trabalho legalmente tuteladas.

9 - A descrição dos 2 lugares a concurso é enumerada de acordo com as Unidades de Investigação da NOVA FCSH na qual os(as) candidatos(as) desenvolverão as suas atividades de gestão de ciência.

10 - O sistema de classificação dos(as) candidatos(as) é expresso numa escala de 0 a 100 pontos.

11 - No âmbito dos concursos de seleção estão abertos os lugares que se elencam nos números seguintes;

12 - 2 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de gestão de ciência e tecnologia na NOVA FCSH, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

12.1 - Lugar 1

Este lugar destina-se a desenvolver atividades de gestão de ciência, designadamente:

a) Gestão executiva de projetos de investigação e preparação de relatórios científicos;

b) Assessoria à direção em matéria de monitorização de desvios, riscos e oportunidades relacionadas com a implementação dos projetos de investigação;

c) Promoção de candidaturas e assessoria aos investigadores na elaboração de propostas para obtenção de financiamento;

d) Conceção e implementação de planos de internacionalização;

e) Promoção de estratégias de divulgação científica através de plataformas digitais.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência UID/HIS/04209/2013.

12.1.1 - Os critérios de avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) a esta posição são os seguintes:

a) Currículo de gestão de ciência, tecnologia e inovação, ou de observação e monitorização do sistema científico e tecnológico nacional no domínio das Ciências Sociais e Humanidades (20 pontos);

b) Adequação do perfil e experiência do candidato ao conteúdo funcional do lugar a concurso (40 pontos);

c) Experiência na utilização dos programas de gestão e monitorização da produção científica da NOVA FCSH (30 pontos);

d) Experiência de investigação científica e colaboração em projetos financiados pela FCT na área das Ciências Sociais e Humanidades (10 pontos).

12.2 - Lugar 2

Este lugar destina-se a desenvolver atividades de gestão de ciência, designadamente:

a) Coordenação editorial de publicações científicas;

b) Gestão dos processos de referenciação e indexação de revistas científicas;

c) Gestão dos processos relacionados com o Acesso Aberto;

d) Apoio à orçamentação e planeamento na área das publicações;

e) Apoio à obtenção de financiamento para a área das publicações, nomeadamente através do apoio a candidaturas a financiamentos competitivos;

f) Gestão dos conteúdos de comunicação e divulgação da área das publicações.

O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência UID/HIS/04666/2013

12.2.1 - Os critérios de avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) a esta posição são os seguintes:

a) Currículo de gestão de ciência, tecnologia e inovação, ou de observação e monitorização do sistema científico e tecnológico nacional no domínio das Ciências Sociais e Humanidades (20 pontos);

b) Adequação do perfil e experiência do candidato ao conteúdo funcional do lugar a concurso (40 pontos);

c) Experiência profissional e formação especializada em gestão e coordenação de projetos editoriais, em particular numa Unidade de Investigação na área científica das Ciências Sociais e Humanidades (20 pontos);

d) Experiência de utilização de ferramentas de gestão de publicações científicas e de gestão e monitorização bibliométrica, em particular do RUN, SARC e PURE (10 pontos);

e) Experiência de investigação científica e colaboração em projetos financiados pela FCT na área das Ciências Sociais e Humanidades (10 pontos).

12.3 - Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC o júri tem a seguinte composição:

Presidente: Susana Salvaterra Trovão, Professora Catedrática

Vogais efetivos:

Amélia Aguiar Andrade, Professor Catedrática, a qual substitui o presidente em caso de impedimento ou incompatibilidade;

João Paulo Oliveira e Costa, Professor Catedrático;

Catarina Tente, Professora Auxiliar;

Pedro Aires de Oliveira, Professor Auxiliar.

13 - O processo de candidatura aos lugares supra referidos deverá ser instruído, sob pena de exclusão, com a documentação a seguir indicada, a qual deve ser entregue em suporte digital, 2 PEN:

a) Envio de requerimento, disponibilizado em http://fcsh.unl.pt/faculdade/recursos-humanos/concursos/nao-docentes, onde conste a menção explícita da referência do procedimento concursal e do lugar em específico a que concorrem;

b) Exemplares dos certificados de habilitação e do curriculum do(a) candidato(a) organizado de acordo com a sistemática patente do número do presente Edital relativo à "avaliação do percurso científico e curricular" do lugar em questão;

13.1 - Caso o(a) candidato(a) pretenda candidatar-se a mais do que um lugar deve apresentar, sob pena de exclusão, candidaturas independentes a cada um dos lugares a concurso.

13.2 - As candidaturas, devidamente instruídas com os documentos supra mencionados, devem ser entregues no prazo de 30 dias no Núcleo de Expediente e Arquivo da NOVA FCSH (9h-16h30) a contar do dia imediato ao da publicação deste Edital no Diário da República, ou enviadas por correio postal com carimbo da data de expedição até ao último dia do prazo, para a seguinte morada Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Avenida de Berna n.º 26 C, 1069-061 Lisboa.

14 - Não serão admitidos a ocupar nenhum dos lugares a concurso, por falta de mérito absoluto, candidatos(as) que não obtenham uma classificação final igual ou superior a 80 pontos.

15 - A contratação dos vencedores de cada um dos lugares a concurso fica sujeita à condição suspensiva do seu cabimento orçamental através de financiamento pela FCT relativamente aos custos associados aos contratos de trabalho por meio de celebração de contrato-programa entre a FCT e a NOVA FCSH.

16 - Caso o doutoramento dos vencedores tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o seu reconhecimento deve obedecer ao disposto no Decreto-Lei 341/2007, de 12 de outubro.

21 de agosto de 2018. - O Diretor, Prof. Doutor Francisco Caramelo.

311598637

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3446327.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-10-12 - Decreto-Lei 341/2007 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico do reconhecimento de graus académicos superiores estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 2009-02-12 - Lei 7/2009 - Assembleia da República

    Aprova a revisão do Código do Trabalho. Prevê um regime específico de caducidade de convenção colectiva da qual conste cláusula que faça depender a cessação da sua vigência de substituição por outro instrumento de regulamentação colectiva de trabalho.

  • Tem documento Em vigor 2016-08-29 - Decreto-Lei 57/2016 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento

  • Tem documento Em vigor 2017-07-19 - Lei 57/2017 - Assembleia da República

    Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento

  • Tem documento Em vigor 2017-12-29 - Decreto Regulamentar 11-A/2017 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Define os níveis remuneratórios previstos no regime de contratação de doutorados aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda