A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8196/2018, de 21 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Novo modelo de boletim sanitário de cães e gatos

Texto do documento

Despacho 8196/2018

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 2.º da Portaria 264/2013, de 16 de agosto, o Boletim Sanitário de Cães e Gatos mencionado no Decreto-Lei 314/2003, de 17 de dezembro, mantém-se válido por um período de 5 anos após a entrada em vigor daquela Portaria.

Assim, chegada a presente data, importa definir um modelo que dê resposta ao términus do prazo de 5 anos que se prevê no próximo dia 17 de agosto.

Acresce ainda que, sendo o boletim sanitário de cães e gatos o documento destinado ao registo do histórico sanitário dos animais, esta é uma competência exclusiva dos médicos veterinários, considerando-se portanto oportuno definir, de igual forma, um circuito que condicione a disponibilização deste documento apenas àqueles profissionais.

Para efeitos de garantia da rastreabilidade da disponibilização do boletim sanitário de cães e gatos passa a constar no documento que agora se prevê numeração de série.

Assim, ouvida a Ordem dos Médicos Veterinários, determino:

1 - Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 7.º do anexo à Portaria 264/2013, de 16 de agosto, é aprovado o modelo de Boletim Sanitário de Cães e Gatos, mencionado no Decreto-Lei 314/2003, de 17 de dezembro, constante do anexo ao presente despacho.

2 - O Boletim Sanitário de Cães e Gatos é editado em exclusivo pela Ordem dos Médicos Veterinários, produzido em exclusivo pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda S. A.

3 - Os boletins sanitários aprovados ao abrigo do Artigo 11.º da Portaria 81/2002, de 24 de janeiro, alterada pela Portaria 899/2003 de 28 de agosto e mantidos válidos pelo n.º 1, do artigo 2.º da Portaria 264/2013, de 16 de agosto, podem continuar a ser emitidos até 6 meses após a data da entrada em vigor do presente despacho. A partir dessa data, apenas podem ser emitidos pelos médicos veterinários os boletins sanitários aprovados nos termos do n.º 1.

4 - Os boletins sanitários referidos no ponto anterior mantêm-se válidos até 31 de dezembro de 2021.

5 - O presente despacho produz efeitos a partir do dia seguinte à sua publicação.

6 - O presente despacho revoga o Despacho 1581/2004, de 14 de janeiro, publicado no Diário da República n.º 19, 2.ª série, de 23 de janeiro.

1 de agosto de 2018. - O Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo.

ANEXO

Boletim sanitário de cães e gatos

(ver documento original)

311577739

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3440178.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-12-17 - Decreto-Lei 314/2003 - Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas

    Aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ) e estabelece as regras relativas à posse e detenção, comércio, exposições e entrada em território nacional de animais susceptíveis à raiva.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda