Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 406/2018, de 13 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Concessão da medalha da defesa nacional, de 2.ª classe, à Dr.ª Ana Luísa dos Santos Gonçalves Riquito

Texto do documento

Portaria 406/2018

Louvo a Dr.ª Ana Luísa dos Santos Gonçalves Riquito, Primeira-secretária de Embaixada do Quadro Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela forma muito competente, dedicada e eficiente como, desde 11 de janeiro de 2016, desempenhou as funções de minha Adjunta Diplomática.

Possuidora de vastos conhecimentos nos domínios da geopolítica, do multilateralismo, da integração europeia e da ciência política comparada, bem como de aptidões linguísticas excecionais e de experiência profissional diplomática muito relevante, demonstrou, em todas as circunstâncias, grande empenho na consecução das tarefas que lhe foram cometidas. De entre estas, é justo destacar a organização da documentação de apoio ao Ministro da Defesa Nacional, em especial em preparação das visitas e reuniões internacionais de alto nível, quer bilaterais, quer no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte, da União Europeia, da Organização das Nações Unidas, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da Iniciativa 5+5 de Defesa, e ainda no contexto da Presidência Portuguesa do Grupo de Amigos do Golfo da Guiné e da participação nacional na Coligação Internacional de combate ao Daesh.

Neste âmbito, relevo, em especial, o papel que, em permanente articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Dr.ª Ana Luísa dos Santos Gonçalves Riquito desempenhou.

Relevo ainda os seus contributos, no que à política externa da defesa diz respeito, para a preparação das reuniões do Conselho Superior de Defesa Nacional e das audições parlamentares em sede de Comissão de Defesa, bem como para outros dossiers em curso, como os relacionados com a Base Aérea n.º 4, a «Iniciativa Europeia de Intervenção» e a transferência da Escola NATO de Latina para Portugal.

A excelente preparação político-diplomática que sempre evidenciou, bem como a sua dedicação, aliaram-se às suas qualidades pessoais, das quais destaco o humanismo e perseverança que, entre outras «causas», a levou a empenhar-se na concretização do contributo da Defesa Nacional para a Plataforma Global de Apoio ao Estudante Sírio Refugiado. Pelas razões enunciadas, os serviços da Dr.ª Ana Luísa dos Santos Gonçalves Riquito devem ser considerados de muito elevado mérito, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional, sendo merecedora do meu público reconhecimento.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha da defesa nacional, de 2.ª classe, à Dr.ª Ana Luísa dos Santos Gonçalves Riquito.

24 de julho de 2018. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.

311544341

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3431665.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda