O licenciado Pedro Alexandre do Carmo Martins Fernando, Procurador da República, deixou de exercer funções de Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, regressando, assim, à sua carreira de magistrado do Ministério Público.
Exerceu funções de Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária ininterruptamente durante uma década, desde 11 de junho de 2008, tendo anteriormente exercido o cargo de Diretor Nacional Adjunto na Diretoria de Coimbra desde 16 de agosto de 2004 até 11 de junho de 2008, contando assim com quase 14 anos de experiência enquanto dirigente de topo deste órgão de polícia criminal.
Magistrado rigoroso e dotado de grande sentido de responsabilidade, espírito de sacrifício, vontade de bem servir e de elevada preparação técnico-jurídica, o Procurador da República, Pedro do Carmo, é ainda detentor de elevadas qualidades pessoais, das quais saliento a integridade de caráter, a frontalidade e a lealdade.
A sua conduta eficaz e esclarecida foi preponderante na liderança conjunta que, durante mais de uma década, a então direção máxima daquela Polícia Judiciária imprimiu àquele órgão de polícia criminal.
Por este brilhantíssimo percurso profissional e pelos relevantes serviços prestados à administração da justiça, quase sempre com prejuízo da sua vida pessoal, é merecedor deste público louvor.
2 de julho de 2018. - A Ministra da Justiça, Francisca Eugénia da Silva Dias Van Dunem.
311475719