Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 7374/2018, de 1 de Junho

Partilhar:

Sumário

Regista a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Jogos Digitais da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar

Texto do documento

Aviso 7374/2018

Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 13 de julho de 2017, proferido, por delegação de competências, ao abrigo do n.º 1 do mesmo artigo, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Jogos Digitais da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar.

5 de fevereiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior

Instituto Politécnico de Tomar - Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

2 - Curso técnico superior profissional

T390 - Desenvolvimento de Jogos Digitais

3 - Número de registo

R/Cr 55/2017

4 - Área de educação e formação

481 - Ciências Informáticas

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Desenhar e programar jogos digitais para as principais plataformas, de forma individual ou integrado em equipas multidisciplinares.

5.2 - Atividades principais

a) Definir e criar os componentes necessários para a criação de um jogo digital;

b) Definir o motor de jogo adequado a cada tipo de jogo e plataforma;

c) Desenhar um jogo digital nos seus componentes de modelação, programação e áudio;

d) Planear e desenvolver os componentes de programação de um jogo digital de acordo com as plataformas a que se destina;

e) Planear e desenvolver as estruturas de dados de suporte a um jogo digital;

f) Planear e modelar os componentes de um jogo digital;

g) Programar a integração dos componentes áudio num jogo digital;

h) Planear e implementar planos de comunicação e marketing no contexto dos jogos digitais.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

a) Conhecimentos abrangentes da história das artes criativas em geral e dos jogos digitais em particular;

b) Conhecimentos abrangentes das tecnologias áudio utilizadas nos jogos digitais;

c) Conhecimentos especializados de algoritmos e estruturas de dados;

d) Conhecimentos especializados de modelação digital para um jogo digital;

e) Conhecimentos especializados de programação tradicional, online ou mobile aplicada a jogos digitais;

f) Conhecimentos especializados dos principais motores e plataformas utlizados em jogos digitais;

g) Conhecimentos especializados sobre a comercialização e marketing de um jogo digital;

h) Conhecimentos especializados sobre a rentabilização de um jogador de jogos digitais;

i) Conhecimentos fundamentais de língua materna e inglês técnico aplicado ao universo dos jogos digitais;

j) Conhecimentos fundamentais de matemática aplicada a jogos digitais.

6.2 - Aptidões

a) Aplicar a tecnologia adequada à integração dos componentes áudio de um jogo digital;

b) Aplicar as ferramentas de programação mais adequadas a cada tipo de jogo digital;

c) Aplicar as técnicas adequadas de captação, retenção e monetização de jogadores em cada tipo de jogo digital;

d) Aplicar as tecnologias base mais adequadas a cada tipo de jogo digital;

e) Aplicar ferramentas apropriadas à criação de modelos para jogos digitais;

f) Aplicar os algoritmos e estruturas de dados adequados a cada tipo de jogo digital;

g) Aplicar os motores de jogo mais adequados a cada tipo de jogo digital;

h) Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas;

i) Aplicar raciocínio lógico na resolução de problemas de síntese;

j) Aplicar técnicas de síntese e análise a texto na língua em questão;

k) Dinamizar equipas multidisciplinares promovendo a cooperação entre os elementos que as constituem;

l) Identificar os componentes de um jogo digital e conhecer o seu contributo para o resultado final;

m) Implementar técnicas adequadas à comercialização e marketing de cada tipo de jogo digital.

6.3 - Atitudes

a) Adaptar-se à evolução das tecnologias, equipamentos e ferramentas informáticas;

b) Demonstrar autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis;

c) Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal;

d) Demonstrar capacidade de excelência ou seja capacidade para exceder expectativas, nomeadamente no empenho em desenvolver o seu trabalho com base em elevados padrões de qualidade e no empenho da aprendizagem continua ao longo da vida;

e) Demonstrar capacidade de iniciativa, criatividade e empreendedorismo, evidenciando um conhecimento detalhado do setor dos jogos digitais;

f) Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares;

g) Demonstrar capacidade de utilização do conhecimento adquirido na resolução de novos problemas;

h) Demonstrar capacidade para lidar com situações sujeitas a alterações imprevisíveis;

i) Demonstrar capacidade para liderar e gerir equipas, promovendo a sua motivação e o cumprimento dos requisitos do projeto;

j) Demonstrar empenho na qualidade e eficácia da comunicação oral e escrita;

k) Demonstrar responsabilidade e ética profissional.

7 - Estrutura curricular

(ver documento original)

8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso

Uma das seguintes:

Física e Química

Matemática

Tecnologias de Informação e Comunicação

9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos

(ver documento original)

10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso

2017-2018

11 - Plano de estudos

(ver documento original)

311200358

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3357164.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2016-09-13 - Decreto-Lei 63/2016 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Cria o diploma de técnico superior profissional e procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda