Ao cessar funções de Assessor Militar do meu Gabinete, quero expressar público reconhecimento e louvor ao Vice-Almirante José Alfredo Monteiro Montenegro, pela sólida formação ética e moral, pelas excecionais qualidades e virtudes pessoais que, a par da sua irrepreensível conduta militar e do seu elevado espírito de cooperação, sempre evidenciou no exercício das funções por mim confiadas.
As suas qualidades pessoais e humanas, onde avulta a indefetível lealdade, os profundos e sólidos conhecimentos, a extrema dedicação e o subido zelo, contribuíram sempre, de forma inigualável, para a complexa atividade desenvolvida e para a coesão da equipa que me acompanha.
Exalto, assim, o incondicional sentido de serviço público, a probidade, a competência e o profissionalismo demonstrados, que se revelaram de inestimável valor para a prossecução da política pública de defesa nacional e matérias afins.
Dotado de uma elevada capacidade de trabalho e permanente disponibilidade, o Vice-Almirante Montenegro, demonstrou total e permanente empenho e entrega nas diferentes tarefas e atividades em que se envolveu, e em cujo desempenho evidenciou um elevado nível de adaptação, flexibilidade, aptidão técnica e competência.
Atento quanto precede, é-me muito grato manifestar o meu público reconhecimento pela excelência dos serviços prestados pelo Vice-Almirante José Alfredo Monteiro Montenegro como Assessor Militar do meu Gabinete, considerando que os serviços por si prestados devem ser considerados extraordinários, muito relevantes e distintíssimos.
23 de maio de 2018. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa.
311376534