Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 42/2015, de 20 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor e medalha de ouro de serviços distintos ao Diretor-Geral da Guardia Civil do Reino de Espanha, D. Arsenio Fernández de Mesa y Díaz del Rio

Texto do documento

Louvor 42/2015

Por proposta do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, louvo o Diretor-geral da Guardia Civil, do Reino de Espanha, D. Arsenio Fernández de Mesa y Díaz del Río, pelas excecionais qualidades pessoais, humanas e profissionais, bem como, à grande dedicação ao serviço da segurança pública que sempre evidenciou, em particular, como um incentivador da cooperação com a Guarda Nacional Republicana e com Portugal.

Tendo iniciado funções há cerca de três anos, sempre procurou garantir os mecanismos policiais de ligação entre Portugal e o Reino de Espanha, quer ao nível estratégico, quer ao nível operacional, para que o combate à criminalidade em geral, se processasse de forma célere e coordenada, no sentido de potenciar sinergias mútuas entre os dois países, nas áreas de interesse comum, com elevada poupança de recursos humanos e financeiros.

Os progressos tecnológicos e as potencialidades desenvolvidas pelos cidadãos que se dedicam a atividades criminosas, transformaram o paradigma da investigação e combate ao crime transnacional, cuja resposta securitária obriga a uma constante adaptação policial e partilha de informação. Nesta matéria, merece destaque o trabalho diário desenvolvido pelo Gabinete de Ligação da Guardia Civil, no Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana, em Lisboa, assim como, a criação em 2013, de um Oficial de Ligação no Estado-Maior daquela congénere, em Madrid, para coordenação de missões de natureza operacional.

Para além das inevitáveis missões de parceria na região fronteiriça, como a ligação SIVE-SIVICC, na componente marítima, ou as centenas de controlos móveis realizados em conjunto, na componente terrestre, destacam-se as inúmeras ações de formação nos dois países, que resultaram numa partilha constante de experiências profissionais e de boas práticas, nos mais diversos domínios, sempre em proveito da segurança e proteção das pessoas e bens.

Os projetos policiais de âmbito internacional, constituem outro exemplo da dinâmica desenvolvida por D. Arsenio Fernández de Mesa y Díaz del Río, na Guardia Civil, que em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, como parceira, permitiu que esta força, e consequentemente Portugal, pudessem aceder a inúmeros projetos financiados comunitariamente, permitindo assim grande visibilidade internacional e consideráveis avanços tecnológicos, num número significativo de áreas policiais, que de outro modo não seria possível, face às restrições orçamentais em vigor.

Nestes termos, é de inteira justiça enaltecer a preciosa e inestimável colaboração proporcionada pelo Diretor-geral da Guardia Civil, D. Arsenio Fernández de Mesa y Díaz del Río, contribuindo para a melhoria da segurança europeia e, desta forma, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão atribuída à Guarda Nacional Republicana e manifestar o reconhecimento pelo provado esforço, de que deu provas, no cumprimento de todas as missões em que colaborou com esta Força de Segurança, classificando os serviços por si prestados, de extraordinariamente importantes, relevantes e distintíssimos.

Assim, ao abrigo do artigo 7.º, e do artigo 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pela Ministra da Administração Interna, condecorar com a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos, D. Arsenio Fernández de Mesa y Díaz del Río, Diretor-geral da Guardia Civil, do Reino de Espanha.

12 de janeiro de 2015. - A Ministra da Administração Interna, Anabela Maria Pinto de Miranda Rodrigues.

208365465

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/329446.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda