A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 391/80, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Define as regiões, sectores e profissões considerados prioritários na perspectiva do emprego, bem como os valores preferenciais do coeficiente capital-emprego.

Texto do documento

Despacho Normativo 391/80

A política de emprego prosseguida ao longo do mandato do VI Governo Constitucional veio, entre outros aspectos, implementar uma série de acções a desenvolver no âmbito dos apoios financeiros à criação de postos de trabalho.

O Decreto-Lei 416/80, de 27 de Setembro, em consonância com os ditames internacionais adoptados naquela matéria, veio instituir um regime de apoios directos a empresas, de natureza eminentemente selectivo, contemplando apenas a criação efectiva e líquida de postos de trabalho e obedecendo aos princípios fundamentais de concessão definidos no n.º 1 do seu artigo 2.º, em que sobressai o carácter «trabalho intensivo» do investimento.

De acordo com o disposto no n.º 3 do mesmo artigo 2.º, há que proferir, até ao final de Outubro de cada ano, despacho conjunto definidor das regiões, sectores e profissões considerados prioritários na perspectiva do emprego, bem como os valores preferenciais do coeficiente capital-emprego.

É o que ora se faz.

Nestes termos, os Ministros das Finanças e do Plano e do Trabalho determinam:

1 - a) Para fins de acesso aos apoios previstos no Decreto-Lei 416/80, devem os projectos de investimento satisfazer as prioridades regionais, sectoriais e profissionais, bem como os valores preferenciais do coeficiente capital-emprego fixados no presente despacho;

b) Nos termos do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 416/80, não precisam de satisfazer as prioridades regionais, nem sectoriais, os novos postos de trabalho a ocupar por deficientes ou por jovens de menos de 25 anos, candidatos ao primeiro emprego permanente, desde que o apoio se destine a aplicações e fins diferentes dos que se encontram previstos noutros diplomas a favor destes grupos sócio-profissionais.

2 - Para efeitos da alínea a) do número anterior, são sectores prioritários os constantes do anexo I.

3 - Para efeitos da alínea a) do n.º 1, são regiões prioritárias:

a) Todas as regiões e distritos do País, quando se tratar de investimentos nas actividades indicadas nas alíneas a), b), d) e e) do anexo I;

b) As regiões e distritos classificados com sete ou dez pontos, nos termos do n.º 1 do artigo 11.º do Decreto-Lei 194/80, de 19 de Junho, quando se tratar de investimentos nas actividades indicadas na alínea c) do anexo I.

4 - Para efeitos da alínea a) do n.º 1, são consideradas profissões prioritárias todas as profissões correspondentes aos postos de trabalho abrangidos pelas restantes disposições deste diploma.

5 - a) Para efeitos da alínea a) do n.º 1, são valores preferenciais do coeficiente capital-emprego os contidos dentro dos limites indicados no anexo I;

b) Para efeitos da alínea b) do n.º 1, são valores preferenciais do coeficiente capital-emprego os contidos no limite de 1000 contos, inclusive;

c) O coeficiente capital-emprego é calculado nos termos do anexo II.

6 - A Secretaria de Estado do Emprego deverá articular com a Secretaria de Estado do Planeamento e com o Banco de Portugal a apreciação dos processos e o cumprimento do disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 416/80, de 27 de Setembro.

Ministérios das Finanças e do Plano e do Trabalho, 31 de Outubro de 1980. - O Ministro das Finanças e do Plano, Aníbal António Cavaco Silva. - O Ministro do Trabalho, Eusébio Marques de Carvalho.

ANEXO I

(ver documento original)

ANEXO II

a) O coeficiente capital-emprego é calculado a partir da fórmula seguinte:

(ID + 1,2 IM)/N em que:

ID - Componente interna do investimento em capital fixo, líquida de importações indirectas;

IM - Investimento em capital fixo importado, directo e indirecto, calculado nos termos da alínea b) seguinte;

N - Número de postos de trabalho permanentes criados na unidade produtiva em consequência do projecto, considerando como postos de trabalho criados a diferença entre o número de postos de trabalho existentes no final do mês anterior à data do pedido e no final da execução do projecto apoiado, de acordo com documentos comprovativos.

b) Por investimento importado IM entender-se-á o acréscimo de activo incorpório de origem externa, bem como as importações indirectas que resultem da aplicação dos seguintes coeficientes às componentes de origem interna:

Construção de edifícios e infra-estruturas - 15%;

Equipamento (principal ou auxiliar) de fabrico nacional - 33%;

Serviços nacionais (v. g. estudos técnico-económicos, montagens) - 10%;

Material de transporte montado em Portugal:

Automóveis - 80%;

Camiões - 85%;

Autocarros - 50%.

Ao valor de IM deverá ser deduzido o montante dos fundos próprios de origem externa mobilizados por não residentes aplicados no projecto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/12/31/plain-32923.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32923.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-06-19 - Decreto-Lei 194/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Planeamento

    Cria o Sistema Integrado de Incentivos ao Investimento.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-27 - Decreto-Lei 416/80 - Ministério do Trabalho

    Estabelece as acções de apoio destinadas a incentivar a criação de postos de trabalho directos e permanentes resultantes de novos investimentos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda