A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 12/2015, de 15 de Janeiro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 10/2015, Série II de 2015-01-15.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o TCOR INF, NIM 07496887, Francisco José dos Santos Martins

Texto do documento

Louvor 12/2015

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 07496887, Francisco José dos Santos Martins, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de AF INTOPR 0090 Staff Officer (INTEL ANALYST) no Cargo Crisis Establishment, no HQ ISAF - DCOS INTEL, integrado na International Security Assistance Force da OTAN, no Afeganistão, entre 18 de dezembro de 2013 e 04 de julho de 2014.

Foi responsável pelo planeamento, direção e sincronização da recolha, processamento, análise e disseminação de informação oportuna, confiável e real para HQ ISAF, Comandos Regionais e outros escalões. Auxiliou no desenvolvimento e implementação de arquiteturas de informação transversais à organização, ao Teatro de Operações e às capacidades nacionais, em apoio de uma ampla gama de operações de treino, contingência e empenhamento de forças. Participou na coordenação da recolha e produção, com organizações multinacionais, dos requisitos HUMINT, SIGINT, IMINT e CJ2X, a um nível estratégico.

Destaca-se ainda o acompanhamento, pesquisa e divulgação de produtos de informação em resposta a solicitações do COMISAF e outras entidades. Coordenou e dirigiu os outputs dos Centros de Informação Afegãos, tendo liderado e sincronizado operações de informações e participou de forma ativa na análise de ações estratégicas em conjunto com o CJIOC. O Tenente-coronel Santos Martins demonstrou ser um militar prudente com capacidade de liderança, no Tripartite Joint Operations Center (TJOC) forneceu toda a informação na coordenação de produtos analíticos, como o apoio ao Counter Improvised Explosive Device Working Group, ao Military to Military Working Group, ao Intelligence Sharing Working Group e tendo coordenado toda a informação no Weekly TJOC Operations and Intelligence Update Brief.

Apresentou produtos de elevada qualidade, em tempo real, tendo a sua atuação nesta área um elevado estado de alerta situacional de toda a informação sendo frequentemente chamado a executar tarefas adicionais, que lhe foram atribuídas ad hoc e no intuito de cumprir requisitos urgentes no âmbito da sua área funcional. Sempre que solicitado, representou o Comandante do Contingente Nacional em reuniões e outros fóruns de discussão realizados no HQ ISAF, revelando nas circunstâncias descritas, possuir um correto discernimento, grande iniciativa e elevada capacidade de adaptação.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Santos Martins como sendo um Militar de elevada craveira, a qualidade do trabalho realizado e postura manifestada, foram determinantes na manutenção da boa imagem que os militares portugueses têm nos teatros de operações onde desempenham funções, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

07 de novembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208340557

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/328941.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda