Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 07496887, Francisco José dos Santos Martins, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de AF INTOPR 0090 Staff Officer (INTEL ANALYST) no Cargo Crisis Establishment, no HQ ISAF - DCOS INTEL, integrado na International Security Assistance Force da OTAN, no Afeganistão, entre 18 de dezembro de 2013 e 04 de julho de 2014.
Foi responsável pelo planeamento, direção e sincronização da recolha, processamento, análise e disseminação de informação oportuna, confiável e real para HQ ISAF, Comandos Regionais e outros escalões. Auxiliou no desenvolvimento e implementação de arquiteturas de informação transversais à organização, ao Teatro de Operações e às capacidades nacionais, em apoio de uma ampla gama de operações de treino, contingência e empenhamento de forças. Participou na coordenação da recolha e produção, com organizações multinacionais, dos requisitos HUMINT, SIGINT, IMINT e CJ2X, a um nível estratégico.
Destaca-se ainda o acompanhamento, pesquisa e divulgação de produtos de informação em resposta a solicitações do COMISAF e outras entidades. Coordenou e dirigiu os outputs dos Centros de Informação Afegãos, tendo liderado e sincronizado operações de informações e participou de forma ativa na análise de ações estratégicas em conjunto com o CJIOC. O Tenente-coronel Santos Martins demonstrou ser um militar prudente com capacidade de liderança, no Tripartite Joint Operations Center (TJOC) forneceu toda a informação na coordenação de produtos analíticos, como o apoio ao Counter Improvised Explosive Device Working Group, ao Military to Military Working Group, ao Intelligence Sharing Working Group e tendo coordenado toda a informação no Weekly TJOC Operations and Intelligence Update Brief.
Apresentou produtos de elevada qualidade, em tempo real, tendo a sua atuação nesta área um elevado estado de alerta situacional de toda a informação sendo frequentemente chamado a executar tarefas adicionais, que lhe foram atribuídas ad hoc e no intuito de cumprir requisitos urgentes no âmbito da sua área funcional. Sempre que solicitado, representou o Comandante do Contingente Nacional em reuniões e outros fóruns de discussão realizados no HQ ISAF, revelando nas circunstâncias descritas, possuir um correto discernimento, grande iniciativa e elevada capacidade de adaptação.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Santos Martins como sendo um Militar de elevada craveira, a qualidade do trabalho realizado e postura manifestada, foram determinantes na manutenção da boa imagem que os militares portugueses têm nos teatros de operações onde desempenham funções, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
07 de novembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208340557