O Clube do Sargento da Armada (CSA) foi constituído em 22 de fevereiro de 1975, e conta como associados, na sua essência, Sargentos da Armada, mas conta igualmente com sócios correspondentes de outros ramos das Forças Armadas e de Marinhas Estrangeiras.
Desde a sua criação, o Clube tem procurado promover as virtudes dos marinheiros de Portugal, através de uma intensa ação social e intelectual junto seus associados. A divulgação dos valores de referência que a Marinha representa e cultiva, proporcionando as condições indispensáveis à participação ativa, dos seus sócios, famílias e amigos, tem sido relevante no sucesso alcançado pelo Clube em diversas áreas de atividade. O Clube dispõe atualmente de duas bibliotecas, tem um coro polifónico e uma Escola de Música e promove, com regularidade, debates sobre um amplo leque de temas relacionados com as coisas e valores do mar. Mas não só na área cultural, também na área social o CSA desenvolve uma importante ação solidária, valor tão presente na alma marinheira, junto dos seus associados mais carenciados, procurando mantê-los integrados na comunidade onde vivem e, dessa forma, ligados à sociedade. O clube tem, igualmente e com o apoio da Marinha, desempenhado um papel relevante na área desportiva, movimentando cerca de 150 atletas das mais variadas idades e modalidades. Esta muito importante e reconhecida ação do CSA, desenvolvida por homens que vivem ou viveram o seu dia-a-dia na Marinha, tem representado, à sua escala, um contributo fundamental no consolidar do prestígio da Marinha e dos seus marinheiros.
Recentemente, o continuado empenho na divulgação e promoção dos valores ligados às vivências e virtudes da Marinha, ficaram amplamente confirmados com o envolvimento do Clube, quer através da participação no Dia da Marinha de 2017, em Vila do Conde e Póvoa de Varzim, quer nas Comemorações dos 700 anos da Marinha, com um largo conjunto de atividades alusivas à data, que contaram com a presença de entidades civis e militares de destaque, bem como participando na respetiva Cerimónia de Encerramento.
Desta forma, coerente e dedicada, o CSA e os seus associados têm vindo a contribuir consistentemente para o esforço alargado de divulgação e enraizamento dos valores gratos à Marinha, prestigiando-a junto das comunidades onde estão presentes. Este reconhecido e bem-sucedido trabalho resulta, também e em muito, dos valores marinheiros, a lealdade, a honra, a integridade e a disciplina, presentes em todas as ocasiões, no espírito e ações dos seus associados.
Considerando o seu coerente e valioso contributo para a divulgação dos méritos e virtudes marinheiras, dessa forma prestigiando a Marinha e os valores que representa e cultiva, é da mais elementar justiça reconhecer publicamente os muito relevantes serviços prestados pelo Clube do Sargento da Armada.
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:
Artigo único
É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Clube do Sargento da Armada.
10-01-2018. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, António Silva Ribeiro, Almirante.
311150243