Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 144/2018, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Portaria de concessão da Medalha Naval de Vasco da Gama ao Clube Militar Naval

Texto do documento

Portaria 144/2018

O Clube Militar Naval (CMN) é uma associação fundada em 15 de novembro de 1866 por carta régia de D. Luiz I, formada por oficiais e cadetes da Armada. Tem como linha orientadora fazer convergir os esforços coletivos dos seus associados para que a Marinha sirva com abnegação, zelo e denodo o seu país, bem como promover atividades de carácter social, técnico e científico para que os oficiais se tornem distintos e continuem a conservar e honrar as gloriosas tradições da Marinha Portuguesa.

Desta forma, o CMN tem vindo ao longo da sua existência a desenvolver, sem quebras, a sua atividade, constituindo-se com uma das mais antigas instituições do seu género em Portugal. As significativas e variadas atividades levadas a cabo tornaram-no num espaço de encontro e confronto de ideias de que resultaram uma incomensurável mais-valia e versatilidade científica, técnica e cultural. Nessa linha, e funcionando como repositório e instrumento de divulgação, o CMN iniciou em 1870 a edição dos Anais do Clube Militar Naval, revista de natureza técnica e cientifica, que publica igualmente de forma ininterrupta até aos dias de hoje.

O extraordinário e relevante papel do Clube Militar Naval e a sua influência na vida da Marinha ao longo dos seus 151 anos de existência, tem sido um farol para inúmeras gerações de oficiais, emprestando à Marinha e ao País um serviço inigualável na promoção dos valores e da cultura marítima. Desta forma e pela natureza dos seus associados, a história do CMN confunde-se, em muitos momentos, com a história da Marinha, resultado dos inúmeros contributos dos seus associados que concorreram para o engrandecimento e prestígio da Marinha.

O Clube Militar Naval teve, assim, a arte e o saber de promover o enraizar dos valores do nosso espirito de marinheiros, alargando os horizontes e conquistando novas fronteiras do conhecimento nas áreas científica e cultural, em especial no que se refere à segurança, à defesa e à maritimidade dos portugueses e de Portugal.

Assim, considerando o seu contributo ímpar para a Marinha, é da mais elementar justiça reconhecer publicamente os relevantes serviços prestados pelo Clube Militar Naval na promoção dos valores de referência da Marinha, bem como na divulgação da sua atividade e memória, dessa forma contribuindo para o prestígio da desta multisecular instituição.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Clube Militar Naval.

10-01-2018. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, António Silva Ribeiro, Almirante.

311150202

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3258665.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda