Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 143/2018, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Portaria de Concessão da Medalha Naval de Vasco da Gama ao Clube de Praças da Armada

Texto do documento

Portaria 143/2018

O Clube de Praças da Armada nasceu a 16 de agosto de 1983 e, desde essa data, tem procurado divulgar os méritos e virtudes da condição de marinheiro, que os seus associados vivem ou viveram na Marinha. Fá-lo desenvolvendo um dignificante e diversificado conjunto de atividades nas áreas cultural, recreativa e desportiva.

Com esta atuação, assente num ambicioso e prestigiante conjunto de iniciativas, em muitas ocasiões apoiadas pela Marinha, a intensa atividade do Clube tem-lhe granjeado um espaço de grande destaque junto das comunidades onde está inserido.

A reconhecida promoção de uma maneira de estar muito própria, característica das mulheres e homens que vivem o mar com paixão na Marinha, está patente nas mais diversas atividades promovidas pelo Clube de Praças da Armada. Assim também acontece na área desportiva, na qual é representado por um conjunto de atletas da Marinha com resultados de elevado brilho a nível nacional e internacional, destacando-se, entre outras provas e modalidades, a conquista a nível individual dos campeonatos nacionais das disciplinas de tiro olímpico e de pistola ordenança, bem como a participação, também a nível individual, nas exigentes provas de duplo e triplo ultra-triatlo, onde um atleta do CPA, entre outros assinaláveis feitos, logrou alcançar uma posição nos vinte primeiros lugares da prova do campeonato do mundo e no circuito da Associação Internacional de ultra triatlo. Também na área recreativa, o Clube tem promovido um vasto e diversificado conjunto de atividades, passando pelo concurso anual de pesca desportiva ou, ainda, pelos reconhecidos Torneios de Tiro e Provas de Orientação, de que se releva a organização, em 2009, do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação. Finalmente, e da mesma forma, na área cultural, merece especial menção o empenho permanente colocado pelo Clube no reforço e divulgação dos méritos e virtudes do Marinheiro, que a maioria dos associados incorporou na sua passagem pela Marinha, objetivo alcançado através da realização e promoção de um alargado conjunto de encontros, debates e colóquios, estimulando a discussão de temas relevantes, ligados às vivências e valores relacionados com o mar.

Foi por estas razões, entre muitas outras, que o Clube de Praças da Armada adquiriu, ao longo dos seus 35 anos de existência, um papel de referência como espaço de convívio, de conversa, de encontro de ideias, de gostos e saberes, assentes em valores muito próprios da Marinha, dignificando-a e prestigiando-a. Dessa forma, conseguiu difundir e incutir o singular espirito e atitude dos nossos marinheiros, junto das comunidades onde se implantou, honrando as mulheres e homens que servem ou serviram na Marinha e os valores que representam.

Considerando o seu meritório e valioso contributo para a divulgação dos valores que a Marinha representa e cultiva, prestigiando-a, é da mais elementar justiça reconhecer publicamente os relevantes serviços prestados pelo Clube de Praças da Armada.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Clube de Praças da Armada.

10-01-2018. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, António Silva Ribeiro, Almirante.

311150276

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3258664.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda