No exercício das funções de Comandante da Naval Striking and Support Forces NATO (STRIKFORNATO), durante cerca de 14 meses, o Vice-almirante Christopher W. Grady revelou sempre elevadas competências pessoais e profissionais, especialmente no relacionamento com a Host Nation.
O Estado-Maior da STRIKFORNATO, sob o comando e orientação do Vice-almirante Christopher Grady, trabalhou de forma determinada e transparente com o Estado-Maior-General das Forças Armadas, contribuindo significativamente para a busca das soluções que melhor servem as duas organizações.
Realço a visão, sensatez e a tranquilidade com que abordou dificuldades e projetou as possíveis oportunidades, numa era de mudanças, com a reestruturação e reorganização do Reduto Gomes Freire e a transformação em curso na NATO, com impacto na Estrutura de Comandos e na Estrutura de Forças.
Considero, pois, de inteira justiça evidenciar e reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes, militares e pessoais, que creditam o Vice-almirante Christopher Grady como sendo um Oficial General ilustre e de elevadíssima craveira, que revelou sempre na sua atuação, como Comandante da STRIKFORNATO, elevada competência e extraordinário desempenho profissional, contribuindo de forma significativa para a eficiência, prestígio e o cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha da defesa nacional, de 1.ª classe, ao Vice-almirante Christopher W. Grady.
5 de fevereiro de 2018. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
311141163