Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 319/80, de 29 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Aprova o programa de reconversão e de desenvolvimento a levar a efeito na ria Formosa.

Texto do documento

Despacho Normativo 319/80

A área abrangida pela Reserva Natural da Ria Formosa, definida no Decreto 45/78, de 2 de Maio, apresenta um alto significado ecológico, económico e social, cujos valores interessa preservar.

A actividade da pesca aí desenvolvida reveste-se de uma importância vital para as populações ribeirinhas, existindo agregados populacionais, nomeadamente a ilha da Culatra, que quase exclusivamente dela dependem.

No entanto, devido a uma pesca clandestina intensamente praticada, sobretudo através da utilização de artes ilegais, as potencialidades naturais da ria poderão estar a curto prazo ameaçadas com as inevitáveis consequências que tal ocasionará aos pescadores da região e à economia nacional.

A fim de obstar à continuada degradação da ria Formosa, ressalta a necessidade de ser lançado um conjunto de acções de fomento à pesca que promova a reconversão da pesca ilegal praticada e a melhoria da qualidade de vida dos pescadores, materializadas na construção ou aquisição de embarcações, equipamentos e artes de pesca, adequados às novas condições de exploração da actividade e apoiados num crédito acessível, rápido e acompanhado.

Assim, as Secretarias de Estado do Ordenamento e Ambiente e das Pescas aprovam um programa de reconversão e de desenvolvimento a levar a efeito na ria Formosa, competindo ao IFADAP, nos termos do artigo 31.º, n.º 2, da Portaria 131-A/79, a definição das condições especiais de financiamento, o qual se deverá reger pelos seguintes princípios:

1 - Área. - O programa de apoio à reconversão da ria Formosa desenvolver-se-á na área abrangida pela Reserva Natural da Ria Formosa, definida no Decreto 45/78, de 2 de Maio.

2 - Objectivos:

a) Reconverter a pesca ilegal praticada;

b) Promover a melhoria da qualidade de vida dos pescadores;

c) Preservar os recursos naturais e o equilíbrio ecológicos da ria Formosa.

3 - Beneficiários. - Todos os pescadores que desenvolvem a sua actividade de pesca (captura) na ria Formosa.

4 - Meios. - Promoção de acções de:

a) Construção ou aquisição de embarcações com o cumprimento de 6 m a 9 m;

b) Aquisição de motores, preferencialmente a diesel, com potências adequadas;

c) Aquisição de equipamentos e artes e apetrechos de pesca;

d) Reparação ou beneficiação das embarcações existentes;

e) Formação dos beneficiários.

5 - Acompanhamento e contrôle. - Compete à Direcção da Reserva Natural da Ria Formosa, ouvido o respectivo conselho geral, proceder ao acompanhamento e contrôle da execução do programa, para o que desenvolverá as acções adequadas ao cabal cumprimento dos objectivos fixados.

A Direcção-Geral da Administração das Pescas instruirá devidamente o seu representante naquela comissão para os efeitos constantes deste despacho.

6 - O programa será complementado com a elaboração do regulamento da pesca na ria Formosa, em termos da sua adequação às condições de exploração específicas aí praticadas e a praticar, de uma mais eficaz fiscalização e da protecção aos recursos naturais existentes.

Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Agricultura e Pescas, 10 de Setembro de 1980. - O Secretário de Estado do Ordenamento e Ambiente, Aurora Margarida de Carvalho Santos Borges de Carvalho. - O Secretário de Estado das Pescas, João de Albuquerque.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/09/29/plain-32386.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32386.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-05-02 - Decreto 45/78 - Ministério da Habitação e Obras Públicas - Secretaria de Estado do Ordenamento Físico e Ambiente

    Cria a Reserva Natural da Ria Formosa - Algarve.

  • Tem documento Em vigor 1979-03-23 - Portaria 131-A/79 - Ministério das Finanças e do Plano

    Aprova o Regulamento Geral das Condições de Funcionamento do Sistema de Financiamento à Agricultura e Pescas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda