Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1231/2018, de 5 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concede a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a título póstumo, a Maria Antónia da Silva Figueiredo, em reconhecimento pelo seu valioso e inestimável contributo para o desenvolvimento e valorização do associativismo cooperativo da agricultura nacional e na União Europeia, designando a CONFAGRI como fiel depositária desta distinção

Texto do documento

Despacho 1231/2018

Criada em 1999, a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização da agricultura nacional.

Nascida em Alvaiázere, Maria Antónia da Silva Figueiredo, foi a mulher portuguesa que, desde a adesão de Portugal à então CEE, desempenhou o cargo de mais elevada representatividade associativa no âmbito da agricultura, em Bruxelas.

Licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, em 1988 ingressou na cúpula do setor cooperativo agrícola português, a CONFAGRI - Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, ocupando, desde 2012, os cargos de Secretária-Geral Adjunta da Confederação e de Vice-Presidente da COGECA - Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia.

Dotada de uma excelente capacidade de comunicação, especializada em economia agrícola e conhecedora profunda da Política Agrícola Comum, Maria Antónia da Silva Figueiredo participou ativamente, desde 1998, em colóquios e seminários de dirigentes e técnicos de cooperativas e associações agrícolas e de agricultores em todo o país, formando e informando inúmeros agricultores portugueses.

Foi Presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas e Importações Agroalimentares, desde a sua criação, em 1997.

O nome de Maria Antónia da Silva Figueiredo ficará para sempre ligado à história da CONFAGRI e associado à competência, dinamização e conhecimento do associativismo cooperativo em Portugal.

Assim, ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º da Portaria 294-A/2016, de 25 de novembro, que estabelece o regime de atribuição da Medalha de Honra, concedo a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a título póstumo, a Maria Antónia da Silva Figueiredo, em reconhecimento pelo seu valioso e inestimável contributo para o desenvolvimento e valorização do associativismo cooperativo da agricultura nacional e na União Europeia, designando a CONFAGRI como fiel depositária desta distinção.

30 de janeiro de 2018. - O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.

311101295

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3235655.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda