Louvo o sargento chefe ART RES, NIM 10903187, José Carlos Teixeira da Costa, pela forma empenhada, como ao longo de cerca de 3 anos vem exercendo as funções de investigador na Polícia Judiciária Militar.
No âmbito das suas responsabilidades, é de realçar a sua eficácia no desenvolvimento profícuo das diligências de investigação incumbidas pelo seu chefe de equipa, demonstrando uma elevada capacidade de trabalho e constante disponibilidade.
Tendo sido nomeado responsável pelos materiais à carga da Unidade de Investigação Criminal (UIC), rapidamente se inteirou da situação em que estes se encontravam, mantendo um controlo rigoroso e permanente dos mesmos e propondo ao Diretor da UIC soluções bem fundamentadas no que concerne à aquisição de novos equipamentos para um desempenho cabal da missão atribuída.
Militar diligente e rigoroso, de elevada capacidade de trabalho, exerceu a sua função com dinamismo, contribuindo significativamente para a obtenção de excelentes resultados práticos no âmbito da investigação criminal. É de realçar o seu sentido de organização, bem patente na participação e na coadjuvação do planeamento e coordenação das missões de investigação que periodicamente se realizam nos Açores.
O seu extraordinário desempenho, aliado a um apurado sentido do dever e elevada dedicação, ficou bem demonstrado no último trimestre de 2016, quando diligenciou um Inquérito sensível e mediático distribuído à Equipa de Investigação Criminal que o integra.
Perante todas as referências evidenciadas, consequência da sua longa carreira e da sua vasta experiência técnico-militar é reconhecido por todos, como um militar de sólida formação moral, com uma afirmação constante de elevados dotes de caráter, que granjeou a estima e consideração dos seus superiores e camaradas, conduta que, a par da sua elevada prestação enquanto investigador criminal, muito justificam o presente louvor e de ser apontado como exemplo a seguir, devendo os serviços por si prestados serem considerados como relevantes e de muito mérito, contribuindo desta forma para o prestígio da Polícia Judiciária Militar.
15 de janeiro de 2018. - O Diretor-Geral da Polícia Judiciária Militar, Luís Augusto Vieira, Coronel.
311066758