Louvo o Dr. Telmo António Freire Gonçalves da Silva, pela forma muito competente, dedicada e eficiente como, desde 18 de dezembro 2015 até 10 de janeiro de 2018, desempenhou as funções de Adjunto de Comunicação no meu Gabinete.
No desempenho do seu cargo, demonstrou ter um grau elevado de conhecimentos técnicos e experiência profissional, espírito de iniciativa, excelente capacidade de trabalho, organização e rigor, em todas as circunstâncias, nas diversas tarefas que lhe foram atribuídas na sua área funcional, a área de comunicação do meu Gabinete.
Ao longo deste período, o Dr. Telmo Gonçalves confirmou ser possuidor de competências profissionais de elevado nível para a análise e síntese que promoveu de forma inteligente e ajustada às diversas circunstâncias, bom senso, lealdade, carácter, espírito de sacrifício e total dedicação ao serviço, que a par de uma sólida cultura geral e experiência profissional, asseguraram em permanência uma assessoria rigorosa e diligente, tornando-se assim, um auxiliar precioso do Ministro da Defesa Nacional.
Foi também notória a sua permanente disponibilidade e entrega a alguns dos processos mais complexos, cujo contributo pessoal e profissionalismo, aliados à sua profunda convicção da importância da transparência e do rigor, permitiram o esclarecimento e a satisfação cabal das necessidades de informação dos Órgãos de Comunicação Social sobre os elementos mais importantes das políticas prosseguidas por este Governo, nomeadamente através Defesa Nacional.
O Dr. Telmo Gonçalves revelou, no âmbito técnico-profissional, elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, destacando-se, ainda, o modo extremamente competente, proativo e dinâmico como soube sempre reagir aos desafios com que se deparou nos diversos processos em que teve de intervir. Foi também notória a sua elevada aptidão para trabalhar em equipa e facilidade de relacionamento interpessoal, refletida no modo cordial como conseguiu trabalhar com os representantes de vários Órgãos de Comunicação Social sobre os elementos mais importantes da minha ação governativa e com outros membros do Gabinete nas mais variadas situações.
Todas estas competências confirmam por isso as qualidades profissionais e pessoais do Dr. Telmo António Freire Gonçalves da Silva, e demonstraram o seu compromisso com os valores e modelos de comportamento baseados na ética profissional, honestidade, transparência e confiança que nortearam o seu desempenho de funções no meu Gabinete, pelo que os serviços por si prestados devem ser considerados de muito elevado mérito, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha da Defesa Nacional, de 2.ª classe, ao Dr. Telmo António Freire Gonçalves da Silva.
9 de janeiro de 2018. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
311064351