Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 464/2018, de 10 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em regime de substituição, no cargo de direção intermédia de 1.º grau do Museu Nacional do Traje

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 464/2018

Nomeação, em regime de substituição, no cargo de direção intermédia de 1.º grau do Museu Nacional do Traje

Por despacho de 13 de novembro de 2017 da Diretora-Geral do Património Cultural, ao abrigo da alínea d) do n.º 1 do artigo 7.º e nos termos do artigo 27.º, ambos da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto e 64/2011, de 22 de dezembro, foi nomeada, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretora do Museu Nacional do Traje, cargo de direção intermédia de 1.º grau, com efeitos a 1 de dezembro de 2017 e até à designação de novo titular na sequência de procedimento concursal de seleção, Maria Clara Mendes Vaz Pinto, técnica superior do mapa de pessoal da Direção-Geral do Património Cultural, cuja nota curricular publicada em anexo demonstra a aptidão e o perfil adequados ao exercício do cargo.

15 de dezembro de 2017. - O Diretor do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, Manuel Correia Diogo Baptista.

Nota Curricular

Dados Pessoais

Nome: Maria Clara Mendes Vaz Pinto

Nacionalidade: portuguesa

Formação académica e específica

História, Licenciatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1978.

Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo, pós-graduação pelo INDEG-ISCTE (Lisboa), 2009-2010.

Curso de Conservador de Museus, pelo Instituto Português do Património Cultural (1982-1984).

FORGEP - Formação em Gestão Pública, curso organizado pelo INA-Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas e pela Direção Geral do Património Cultural, 2014.

Cargos desempenhados

Desde 2008, é diretora do Museu Nacional do Traje e Parque Botânico do Monteiro-Mor (Lisboa).

De 1989 a 1998, foi diretora do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco).

Experiência Profissional: carreira técnica

Técnica Superior do mapa de pessoal da Direção Geral do Património Cultural.

Em 2002, é nomeada Assessora Principal da carreira de Conservador de Museu, no quadro de pessoal do Museu Nacional do Traje (Lisboa).

Em 1987, é nomeada como Técnica Superior de 2.ª Classe da carreira de Conservador de Museu, no quadro de pessoal do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco).

De 1976 a 1987, é nomeada como Professora Provisória do Ensino Secundário, tendo prestado serviço em diversas escolas do país.

Durante esse período, desempenhou funções no Departamento de Arqueologia do IPPC - Instituto Português do Património Cultural, no Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa) e no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), em regime de destacamento ou requisição.

Experiência Profissional: atividade

Enquanto diretora de museu (Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco, de 1989 a 1998 e Museu Nacional do Traje, Lisboa, desde 2008) é responsável, pela programação, planeamento e execução do plano de atividades culturais, assegurando também o comissariado, cocomissariado ou coordenação de várias projetos expositivos e o relacionamento com as comunidades de especialidades, além de assegurar também as funções inerentes à gestão das instituições museológicas. Acompanhou ainda empreitadas de requalificação de espaços em vários momentos.

No âmbito do desempenho destas funções, tem-se interessado sobre as questões de gestão na administração pública.

No âmbito das funções desempenhadas nos diversos Museus onde trabalhou, desenvolveu trabalhos de estudo, inventariação e catalogação de coleções e foi responsável por setores específicos e projetos, nomeadamente várias exposições, incluindo a elaboração de programas para (re)instalação de museus.

Iniciou o seu trabalho nesta área têxtil em 1990, desenvolvendo pesquisa e investigação sobre o bordado português e o têxtil tradicional. Continuou esta linha de trabalho no traje civil e tem desenvolvido pesquisa sobre vários temas associados ao uso e contexto social e económico do vestuário, estando atualmente a trabalhar sobre as práticas de aquisição em vários contextos.

Desenvolveu a sua atividade em Arqueologia entre 1975 e 1988, tendo estudado coleções, participado ou sido responsável por escavações arqueológicas e por coleções de arqueologia. Participou também em vários encontros científicos.

No âmbito do Ensino, lecionou História e de Ciências Sociais no Ensino Secundário.

Foi ainda responsável por várias disciplinas em cursos no âmbito profissional ou especializados. Tem sido convidada para conferências no âmbito do ensino superior.

Participação em encontros culturais e científicos, formações e publicações

Participa regularmente em encontros culturais e científicos e formações de vários tipos sobre o Traje e o Têxtil, Museologia e Gestão, tendo apresentado várias comunicações ou sido convidada para apresentar comunicações sobre temas específicos.

É autora de bibliografia diversa, inicialmente centrando-se na arqueologia e, mais tarde no têxtil, no traje e ainda sobre a história da instituição que dirige atualmente. Tem no prelo o Guia do Parque Botânico do Monteiro-Mor, em coautoria e ainda O Museu Nacional do Traje: memória e contemporaneidade da moda, a publicar em obra coletiva.

Associações Profissionais e Outras

É membro da Comissão Nacional Portuguesa do International Council of Museums (ICOM), tendo integrado a Direção nos triénios 2002-2005 e 2005-2008.

É membro votante do INTERCOM - Gestão de Museus, Comité Internacional do ICOM.

É membro do Costume, Comité Internacional do ICOM.

É membro da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

311019112

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3210169.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda