Criada em 1999, a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização do setor agroalimentar nacional.
Fundado em 1986, o Grupo Lusiaves dedica-se ao setor alimentar e desenvolveu um modelo de negócio assente na competitividade e na inovação, procurando a autossustentabilidade dentro da fileira. Desde a produção do milho, passando pela criação dos animais, até à transformação e comercialização dos produtos, o Grupo Lusiaves soube transformar-se numa referência europeia, tendo sido recentemente reconhecido pela London Stock Exchange como uma das mil empresas mais inspiradoras da Europa.
Detentor de diversas marcas de produtos alimentares, o Grupo Lusiaves apresenta-se sempre com o mesmo nível de qualidade, apostando fortemente numa cadeia de produção controlada, garantido elevados níveis de segurança alimentar aos seus clientes.
O Grupo Lusiaves assegura mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos, é responsável por um volume anual de exportações superior a 30 milhões de euros e marca presença em 4 continentes. Em Portugal, tem instalações em 24 concelhos, de Norte a Sul do país.
Com uma forte vocação social, o Grupo Lusiaves apoia diversas causas solidárias e está a implementar uma política de sustentabilidade ambiental assente no investimento em novas tecnologias, com o objetivo de promover a eficiência energética da sua produção.
Detentor de diversos Prémios e Distinções, o Grupo Lusiaves coloca a ética, a inovação e a qualidade no topo da lista dos seus valores empresariais.
Assim, ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º da Portaria 294-A/2016, de 25 de novembro, que estabelece o regime de atribuição da Medalha de Honra, concedo a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural ao Grupo Lusiaves, em reconhecimento pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento e valorização do setor agroalimentar nacional.
14 de dezembro de 2017. - O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.
310997982