Louvo o Dr. Luís Eduardo da Silva Barbosa pela forma notável, competente e altamente prestigiante para Portugal com que desempenhou as funções de presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.
As ações que levou a cabo no âmbito das suas funções evidenciaram notável determinação e espírito de sacrifício quando está em causa a defesa dos valores da vida e da dignidade humanas, tendo neste domínio a sua intervenção sido decisiva no sentido de amenizar o sofrimento e melhorar o bem-estar de vastas camadas populacionais, designadamente das mais desfavorecidas e necessitadas.
A nível interno, a sua capacidade de organização contribuiu para o cumprimento da missão da Cruz Vermelha Portuguesa de uma forma exemplar e com grande eficiência na aplicação dos respetivos recursos, importando neste particular uma especial menção ao Lar Militar da Cruz Vermelha Portuguesa, pela sua relevância no apoio aos grandes deficientes militares que não podem viver de forma autónoma nas suas residências.
Pelo seu elevado sentido humanitário e social, manifesto o meu grande apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Dr. Luís Barbosa à frente dos destinos da Cruz Vermelha Portuguesa e por isso considero de inteira justiça reconhecer e realçar publicamente os serviços extraordinários, relevantes e distintos que o Dr. Luís Eduardo da Silva Barbosa prestou ao País.
3 de novembro de 2017. - O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos da Cunha e Lorena Perestrello de Vasconcellos.
310937993