Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6967/2014, de 28 de Maio

Partilhar:

Sumário

Determina que podem ser constituídas e mantidas reservas de segurança de petróleo bruto e de produtos de petróleo em outros Estados-Membros.

Texto do documento

Despacho 6967/2014

A possibilidade de constituição de reservas de segurança de petróleo bruto e de produtos de petróleo no território de outros Estados-Membros da União Europeia, prevista no artigo 20.º do Decreto-Lei 165/2013, de 16 de dezembro, que transpõe a Diretiva n.º 2009/119/CE, do Conselho, de 14 de setembro de 2009, está, nos termos do n.º 2 deste artigo, sujeita ao interesse nacional, à necessidade de satisfazer as obrigações perante instituições internacionais e à conveniência de criar oferta num mercado de capacidade de armazenamento, a reconhecer por despacho do membro do Governo responsável pela área da energia, que pode ainda estabelecer as condições previstas na alíneas a) a d) do referido n.º 2.

Considerando que os operadores obrigados que pretendam constituir e manter reservas de segurança em outros Estados-Membros devem, nos termos do n.º 3 do referido artigo 20.º, dirigir a respetiva solicitação à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, E. P. E. (ENMC, E. P. E.) que decide em conformidade com o teor do referido despacho.

Considerando que o Decreto-Lei 165/2013, de 16 de dezembro, estabelece, no seu artigo 21.º, a obrigação de as reservas de segurança estarem permanentemente disponíveis para utilização, não podendo esta ser limitada por qualquer meio, devendo ainda estar acessíveis para identificação, contabilização e controlo pelas autoridades competentes em cada momento.

Considerando que se deve obstar a uma excessiva dispersão das reservas de segurança armazenadas fora do território nacional.

Considerando que a possibilidade de constituição de reservas em outro Estado-Membro não deve ser dissociada de uma consulta prévia do nível de oferta de capacidade de armazenamento no mercado nacional.

Ao abrigo do n.º 2 do artigo 20.º do Decreto-Lei 165/2013, de 16 de dezembro, determino o seguinte:

1. Podem ser constituídas e mantidas reservas de segurança de petróleo bruto e de produtos de petróleo em outros Estados-Membros, no limite máximo de 34 % da obrigação total nacional.

2. As reservas de segurança constituídas em outro Estado-Membro não podem, em qualquer caso, ser inferiores a 5000 toneladas por local de armazenagem.

3. A solicitação à ENMC, E. P. E., prevista no n.º 3 do artigo 20.º do Decreto-Lei 165/2013, de 16 de dezembro, deve ser acompanhada de documento comprovativo da realização de consulta prévia ao mercado nacional que demonstre o nível e a competitividade da oferta de capacidade de armazenamento em território nacional.

4. A autorização para a constituição de reservas de segurança em outro Estado-Membro fica subordinada à existência de uma coerência logística, com base na existência de relações comerciais habituais, que assegurem um fluxo constante de produtos de petróleo a partir da área onde as reservas são constituídas e mantidas.

5. A ENMC, E. P. E. pode solicitar ao Membro do Governo responsável pela área da Energia a reapreciação do limite fixado no n.º 1, caso demonstre que os custos de armazenamento de reservas em Portugal são excessivos e irrazoáveis, face a alternativas de armazenamento localizadas em outro Estado-Membro, verificado o cumprimento dos requisitos do número anterior.

6. O disposto nos números anteriores é aplicável à substituição, pela ENMC, E. P. E., da parte remanescente da obrigação cometida aos operadores obrigados que não disponham de armazenagem própria suficiente para o cumprimento das suas obrigações.

7. O presente despacho produz efeitos a 1 de janeiro de 2014.

Publique-se no Diário da República.

19 de maio de 2014. - O Secretário de Estado da Energia, Artur Álvaro Laureano Homem da Trindade.

207841054

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/317206.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2013-12-16 - Decreto-Lei 165/2013 - Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

    Transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2009/119/CE do Conselho, de 14 de setembro de 2009, que obriga os Estados-Membros a manterem um nível mínimo de reservas de petróleo bruto e/ou de produtos petrolíferos, procede à reestruturação e redenominação da Entidade Gestora de Reservas Estratégicas de Produtos Petrolíferos, E.P.E., e altera (segunda alteração) os estatutos desta entidade, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 339-D/2001, de 28 de dezembro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda