A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6555-A/2014, de 19 de Maio

Partilhar:

Sumário

Nomeia o Major-General Francisco Miguel da Rocha Grave Pereira, para exercer as funções de presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Texto do documento

Despacho 6555-A/2014

Ao abrigo das disposições conjugadas do n.º 7 do artigo 1.º do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Central Regional e Local do Estado, Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 68/2013, de 29 de agosto, e do artigo 8.º, n.º 3, do Decreto-Lei 75/2007, de 29 de março, alterado pelo Decreto-Lei 73/2013, de 31 de maio, é nomeado para exercer as funções de presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil o Major-General Francisco Miguel da Rocha Grave Pereira, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais, comummente reconhecidas, são patentes na sinopse curricular anexa.

Foi obtida a concordância de S. Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército e foi ouvida a Comissão Nacional de Proteção Civil, conforme estipulado no n.º 3 do artigo 8.º do Decreto-Lei 73/2013, de 31 de maio, a qual, por unanimidade, emitiu opinião favorável.

O presente despacho produz efeitos a 19 de maio de 2014.

15 de maio de 2014. - O Ministro da Administração Interna, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.

ANEXO

Síntese curricular

O Major-General FRANCISCO MIGUEL DA ROCHA GRAVE PEREIRA, nasceu em Lisboa, tem 52 anos de idade e 34 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 13 de janeiro de 2010.

Está habilitado com o Curso de Engenharia da Academia Militar, os Cursos de Promoção a Oficial Superior e o Curso de Estado-Maior, do Instituto de Altos Estudos Militares e o Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Ensino Superior Militar.

É membro do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército. Na Escola Prática de Engenharia, desempenhou as funções de Comandante de Companhia, em subunidades operacionais, foi instrutor de cursos de formação, promoção e qualificação, foi Diretor de Estudos e Instrução e Segundo Comandante. No Regimento de Engenharia n.º 1 foi Comandante de Companhia. Na Academia Militar foi professor adjunto e posteriormente professor catedrático das disciplinas de Organização do Terreno e Tática de Engenharia. No Comando Operacional das Forças Terrestres foi adjunto nas Repartições de Informações e de Operações, na Direção dos Serviços de Engenharia foi chefe das Repartições de Património, de Organização e Coordenação de Obras e na Repartição Técnica de Engenharia.

Desempenhou as funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército, funções que deixou para comandar do Regimento de Engenharia 3, em Espinho, entre 2004 e 2006.

Entre 2006 e setembro de 2007 foi Chefe da Divisão de Planeamento de Forças do Estado-Maior do Exército.

Após a frequência do Curso de Promoção a Oficial General, em julho de 2008, foi colocado na Inspeção-Geral do Exército, com a função de inspetor.

Desempenhou entre 21 de maio de 2009 e 31 de outubro do mesmo ano as funções de Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Infraestruturas do Ministério da Defesa Nacional.

Desde 1 de novembro de 2009 desempenha as funções de Subdiretor-geral da Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa no Ministério da Defesa Nacional

Da sua folha de serviços constam 11 louvores, dos quais 5 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército e 4 por Oficiais Generais. Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, o Grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Avis, 3 Medalhas de Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 1.ª e 2.ª classe, a 2.ª classe da Medalha de D. Afonso Henriques - Mérito do Exército e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.

É casado com Dona Maria Fernanda de Almeida Jesus Grave Pereira.

207832169

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/317067.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2007-03-29 - Decreto-Lei 75/2007 - Ministério da Administração Interna

    Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

  • Tem documento Em vigor 2013-05-31 - Decreto-Lei 73/2013 - Ministério da Administração Interna

    Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil, abreviadamente designada por ANPC.

  • Tem documento Em vigor 2013-08-29 - Lei 68/2013 - Assembleia da República

    Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda