A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 372/79, de 17 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas relativas ao prémio de colocação.

Texto do documento

Despacho Normativo 372/79

Considerando a necessidade, no âmbito de uma política harmónica de emprego e intervenção social, de estimular a iniciativa individual tendente às soluções particulares de desemprego e de premiar o esforço consequente e eficaz dos trabalhadores subsidiados na presença de emprego;

Considerando a necessidade de, experimentalmente, se tomarem medidas fora dos esquemas rígidos de protecção nas situações de desemprego;

Tendo em atenção, e ao seu abrigo, o disposto no artigo 4.º do Decreto-Lei 445/79, de 9 de Novembro, determino o seguinte:

1 - O prémio de colocação é uma prestação pecuniária a atribuir pelo Ministério aos termos definidos pelo presente despacho.

2 - O prémio de colocação será atribuído a trabalhadores que se encontrem a receber o subsídio de desemprego e que pelos seus próprios meios obtenham uma nova colocação.

3 - Considera-se obtida pelos próprios meios a colocação em cuja efectivação não tenham intervindo os Serviços de Emprego.

4 - Apenas conferirá direito ao prémio a colocação que obedeça cumulativamente aos seguintes requisitos:

a) Que tenha a duração mínima efectiva de seis meses, com horário a tempo inteiro, remuneração garantida por lei ou instrumento de regulamentação colectiva e observância da legislação sobre previdência social e fundo de desemprego;

b) Que se efectue nos primeiros noventa dias de concessão do subsídio de desemprego;

c) Que se verifique ao serviço de entidade empregadora não submetida ao estatuto da função pública e não subsidiada pela SEPE nos últimos trezentos e sessenta dias ou com pedido de apoio pendente.

5 - O montante do prémio de colocação será igual ao montante do subsídio de desemprego a que o trabalhador colocado teria ainda direito até atingir cento e oitenta dias de concessão, caso se mantivesse na situação de subsidiado.

6 - A atribuição do prémio de emprego não depende da situação económica do trabalhador ou do seu agregado familiar.

7 - O prémio não poderá ser atribuído nos casos em que, transcorrida a duração mínima da colocação, se verifique que o trabalhador se encontra em desemprego voluntário.

8 - Nos casos de litígio quanto à voluntariedade do desemprego, o prémio só poderá ser conseguido após conciliação ou decisão judicial das quais resulte inequivocamente a involuntariedade do desemprego.

9 - O prémio de colocação será requerido pelo interessado no centro de emprego da área da sua residência, nos trinta dias seguintes aos cento e oitenta dias iniciais de colocação efectiva.

10 - Os trabalhadores candidatos ao prémio de colocação farão prova dos requisitos da alínea a) do n.º 4 do presente despacho mediante declaração da entidade empregadora ou da caixa de previdência competente.

11 - Deferido o requerimento pelo Ministro do Trabalho, o prémio será pago, por uma só vez, através do Gabinete de Gestão do Fundo de Desemprego (GGFD).

12 - A produção de falsas declarações ou a utilização de qualquer novo meio fraudulento com intenção de obter o prémio de colocação será punida nos termos gerais do direito.

13 - O prémio de colocação apenas poderá ser atribuído uma vez no período de três anos.

14 - O Ministro do Trabalho poderá delegar, por simples despacho, a competência que lhe pertence nos termos do número 11.

15 - O presente despacho entra em vigor no próximo dia 1 de Dezembro.

Ministério do Trabalho, 26 de Novembro de 1979. - O Ministro do Trabalho, José de Carvalho Sá Borges.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/12/17/plain-31309.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31309.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-07-05 - Despacho Normativo 55/86 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Dá nova redacção ao n.º 11 do Despacho Normativo n.º 372/79, de 17 de Dezembro, que estabelece normas relativas ao prémio de colocação.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda