A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 740-CA/2012, de 24 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público a Ermida de Nossa Senhora do Rosário, no Largo das Forças Armadas, Moita, freguesia de Gaio-Rosário, concelho da Moita, distrito de Setúbal.

Texto do documento

Portaria 740-CA/2012

A pequena ermida de Nossa Senhora do Rosário, construída na primeira metade do século XVI num dos trechos mais exemplarmente conservados da margem sul do Tejo, constitui a única marca manuelina do atual concelho da Moita. Terá mantido a sua feição original durante um longo período, e conserva ainda alguns elementos arquitetónicos quinhentistas, como o portal principal definido por um elegante arco trilobado ou o arco triunfal original.

As alterações sofridas datam principalmente do século XVIII e XIX, e constaram, para além da adição do retábulo-mor em talha dourada ou dos painéis de azulejos azuis e brancos da capela-mor, ambos oitocentistas, numa excessiva ampliação do espaço que as obras promovidas em 1966 pela Gás Cidla vieram reverter, devolvendo ao templo uma espacialidade quinhentista idealizada.

Na atualidade, a igreja e a sua zona envolvente assumem-se como o principal espaço monumental da freguesia, mantendo e reafirmando a ancestral ligação com a zona ribeirinha que marcou a história deste monumento desde a sua primeira hora.

A classificação da Ermida de Nossa Senhora do Rosário reflete os seguintes critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro: o valor estético e material intrínseco do bem, o interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso e a sua conceção arquitetónica e paisagística.

A zona especial de proteção do monumento agora classificado é fixada por portaria, nos termos do disposto no artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro.

Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, de acordo com o disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º e no n.º 2 do artigo 28.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86 -A/2011,de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo único

Classificação

É classificada como monumento de interesse público a Ermida de Nossa Senhora do Rosário, no Largo das Forças Armadas, Moita, freguesia de Gaio-Rosário, concelho da Moita, distrito de Setúbal, conforme planta constante do anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante.

13 de dezembro de 2012. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

ANEXO

(ver documento original)

25562012

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/306190.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda