A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 164/81, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Esclarece dúvidas sobre a interpretação da alínea e) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 513/80, de 28 de Outubro (aprova a orgânica do Instituto Geográfico e Cadastral - IGC).

Texto do documento

Despacho Normativo 164/81

Nos termos do artigo 110.º do Decreto-Lei 513/80, de 28 de Outubro, que aprovou o novo diploma orgânico do Instituto Geográfico e Cadastral;

Considerando que, nos termos das atribuições que lhe são cometidas pela alínea a) do artigo 2.º, lhe compete, nomeadamente, «[...] estudar, promover, executar, coordenar e acompanhar as medidas e acções a desenvolver no campo da [...] cartografia, fotogrametria [...] tendo em vista uma cada vez mais eficiente capacidade de resposta às necessidades do País, através do aproveitamento integral de todos os recursos disponíveis [...]», o que implica e naturalmente implica uma execução coordenada de todos os trabalhos de cobertura aerofotográfica levados a cabo em todo o território nacional (n.º 2 do artigo 1.º), sob pena de continuar a prevalecer num país de recursos exíguos e de reduzida dimensão uma política de actuação ruinosa, com frequente duplicação de verbas e esforços e o comprometimento, por vezes, de acções prioritárias em favor de outras quiçá mesmo dispensáveis;

Atendendo a que a redacção da alínea e) do artigo 3.º do citado decreto-lei pode conduzir a interpretações duvidosas:

Esclarece-se e determina-se que a competência a que se refere a alínea e) do artigo 3.º diz respeito à responsabilidade directa do IGC, em regime de exclusividade, pela execução de todos os trabalhos de fotografia aérea a realizar no País para fins civis, quer para cartografia base ou temática, quer para quaisquer estudos ou projectos, independentemente de se destinarem a entidades oficiais ou privadas; a referida execução coordenada será necessariamente alicerçada no parecer do Conselho Coordenador de Cartografia institucionalizado pelo artigo 9.º do mesmo decreto-lei, cabendo ao IGC suportar os encargos financeiros com a execução das coberturas fotográficas incluídas no plano nacional anual de actividades, quer as coberturas fotográficas sejam executadas por entidades militares ou civis.

Mais se esclarece e determina que compete igualmente ao IGC a elaboração, com o parecer do Conselho Coordenador de Cartografia, do plano anual nacional integrado das actividades da cartografia civil base, cabendo a cada entidade interessada a responsabilidade financeira e técnica pela execução da fracção desse plano que lhe diga respeito.

Ministérios das Finanças e do Plano e da Reforma Administrativa, 30 de Maio de 1981.

- O Ministro das Finanças e do Plano, João António de Morais Leitão. - Pelo Ministro da Reforma Administrativa, José Queirós Lopes Raimundo, Secretário de Estado da Reforma Administrativa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/06/25/plain-30441.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30441.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-10-28 - Decreto-Lei 513/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento - Instituto Geográfico e Cadastral

    Aprova a organização do Instituto Geográfico e Cadastral (IGC).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda