Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2876/2017, de 6 de Abril

Partilhar:

Sumário

Prorrogação do prazo do Projeto Especial de Ensino à Distância

Texto do documento

Despacho 2876/2017

Por Despacho 128/2010, de 8 de setembro, foi criado o Projeto Especial de Ensino à Distância, tendo, por Despacho 31/2014, de 11 de março, sido estabelecido o prazo de 36 meses para a duração do mesmo.

A criação deste Projeto procurou responder, desde logo, à necessidade de requalificação de diplomados e de cidadãos no ativo, nomeadamente através da criação de oferta formativa não conferente de grau não presencial. Com esse objetivo o Projeto já criou 28 cursos não conferentes de grau, em áreas e temas muito distintos, num total de 95 edições, envolvendo 1794 formandos e 101 docentes. Para o conseguir numa instituição de ensino presencial como é a Universidade de Coimbra, o desenvolvimento de uma oferta formativa a distância, de qualidade, obriga a um trabalho intenso de conceção pedagógica e de produção de conteúdos, nomeadamente multimédia, que a maioria dos docentes não consegue desenvolver de forma autónoma, papel desempenhado por este projeto especial.

Mas estes anos vieram trazer novos desafios.

Por um lado, é evidente que mesmo o ensino presencial necessita cada vez mais de incorporar a realidade que é a disseminação da informática e da internet e as novas formas de acesso à informação que estas permitem, pelo que pode e deve apoiar-se cada vez mais numa utilização inteligente das novas tecnologias, ambicionando a Universidade de Coimbra que os docentes reflitam sobre as suas estratégias pedagógicas e desenvolvam conteúdos e materiais disponíveis online, tarefa para o qual este projeto especial também se espera que contribua.

Por outro lado, a Universidade de Coimbra tem uma estratégia clara de captação de estudantes internacionais, oriundos de diversos pontos do globo, sendo que muitos não poderão deslocar-se para vir estudar em Coimbra, pelo que o ensino a distância tem aqui um papel muito importante a desempenhar. A Universidade de Coimbra abraçou assim o desafio de desenvolver o ensino a distância para fora de fronteiras, no âmbito de um Consórcio com a Universidade Aberta, o que representa algo de inteiramente novo e muda substancialmente os parâmetros de funcionamento deste projeto especial, que tem de dar suporte a esta nova ambição.

Por este conjunto de razões, determino que o Projeto Especial de Ensino à Distância se prolongue por mais 36 meses, até 31 de março de 2020, com o propósito de continuar a apoiar os docentes no desenvolvimento das suas competências digitais e design instrucional para que, de forma cada vez mais autónoma, respondam aos novos desafios com que a Universidade de Coimbra se defronta.

9 de março de 2017. - O Reitor, João Gabriel Silva.

310349738

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2935695.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda