Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2540/2017, de 27 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprovação de modelo n.º 501.91.17.3.12 de FRINDUS - Frio Industrial, Lda.

Texto do documento

Despacho 2540/2017

Aprovação de modelo n.º 501.91.17.3.12

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º, do decreto-lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura da marca Carrier modelo DataCold 600, versões R e T, fabricado por Euroscan development, com sede em Frederikstraat 5, NL-6433 GK Hoensbroek, Holanda, e requerido por Frindus, Frio Industrial Lda., com sede na estrada Nacional 249, n.º 4, Trajouce, 2785-035 S. Domingos de Rana, Portugal.

1 - Descrição sumária

Este modelo de registador de temperatura tem como função registar e memorizar as temperaturas do ar em compartimentos com temperatura controlada com principal aplicação em veículos frigoríficos para transporte de alimentos.

A leitura de temperatura é baseada na grandeza elétrica onde um algoritmo transforma o valor de resistência do sensor NTC em valores de temperatura (ºC).

O modelo apresenta duas versões, R e T.

A versão R encontra-se nas dimensões de 186 mm x 58 mmx150 mm e formato de um auto rádio (IP22), e é instalada no interior da cabine do veículo.

A versão T é instalada no exterior do veículo (semirreboque) (IP65) e apresenta-se com as dimensões 245 mm x 202 mm x110 mm.

2 - Constituição

O registador apresenta a forma de um módulo compacto que possui na parte frontal um display LCD, um teclado e uma impressora térmica.

Na parte posterior possui conectores, desenhados para admitir até 6 sensores de temperatura, 4 entradas digitais, uma alimentação elétrica, saídas digitais, CAN bus (opcional) e conectores de comunicação em série (porta RS-232).

Este equipamento incorpora um adaptador Bluetooth para comunicação com o software de descarga de dados Opcional Datatool 7, que não tem valor metrológico legal.

O registo de temperaturas realiza-se de forma automática em intervalos regulares podendo-se modificar o tempo de amostra de 1 a 60 minutos.

No seu interior encontra-se o relógio interno e a placa base do equipamento identificada por PCB V1.063 cujo acesso se encontra protegido por selagem de segurança. A placa base consta de um microprocessador e uma memória flash de 8MByte.

O firmware está armazenado na memória flash interna do microprocessador, enquanto que os parâmetros específicos de cada equipamento e os registos de temperatura estão armazenados na memória flash de 8MByte.

O software interno cumpre com os requisitos de segurança do guia 7.2 da WELMEC nível C para equipamentos tipo P, com as extenções S e D. Este software (firmware) apresenta separação de software: o software legalmente relevante identifica-se através dum código Checksum conforme quadro anexo. A modificação do software legalmente não relevante não modifica o código checksum do software legalmente relevante.

Os dados armazenados no registador estão cobertos pela metrologia legal e podem ser visualizados através do display, da impressora ou através de um PC ou portátil ligado ao registador através da porta RS 232 ou mediante conexão Bluetooth.

Os dados extraídos do registador não têm valor metrológico Legal.

Sensores de Temperatura:

Os sensores de temperatura são constituidos por um Termistor NTC - Negative Temperature Resistor com uma resistência de 2252 (Ómega), a uma temperatura de 25ºC e um cabo com o comprimento de 6 m, 15 m ou 22 m, marcados da seguinte forma:

(ver documento original)

Os termístores NTC têm as características seguintes:

Resistência a 25ºC - 2252 (Ómega),

Tolerância de 0 a 70ºC - (mais ou menos)0,2ºC

Constante (beta) (25/85) - 2977 K (mais ou menos)1 %

Intervalo de funcionamento - - 40ºC a 105ºC

Comprimento - 22 mm

Diâmetro - 5 mm

Revestimento - inox

3 - Características metrológicas

Este instrumento foi classificado na classe de exatidão 1, de acordo com a Norma NP EN 12830 e demais características metrológicas de acordo com o seguinte:

Intervalo de indicação: - 40ºC a +105ºC

Condições de funcionamento: - 30ºC a +65ºC

Condições limites: - 30ºC a +70ºC

Condições de armazenagem e de transporte: - 40ºC a +85ºC

Tempo de resposta do sensor (T90) (menor que) 10 minutos

Frequência de aquisição de dados: de 1 minuto a 60 minutos

Erro da duração do registo de tempo: 0,1 %

Intervalo mínimo de registo: 1 minuto

Tipo de ambiente climático: B

Aptidão ao uso: T

4 - Inscrições

Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:

Marca;

Modelo;

Número de série;

Nome ou marca do fabricante ou do importador;

Classe de exatidão (1);

Aptidão para o transporte (T);

Tipo de ambiente climático (B);

Intervalo de medição grau Celsius (ºC).

5 - Marcação

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:

(ver documento original)

6 - Selagem

Os instrumentos importados ao abrigo desta aprovação serão selados com etiquetas auto destrutíveis de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.

Condições particulares de verificação

Antes de qualquer operação de verificação, é necessário certificar-se da conformidade da versão do software/firmware e do código Checksum do aparelho, com as disposições da presente decisão:

Identificação do software interno não relevante:

versão: V3.29.0 e posteriores

Identificação do software interno relevante:

Checksum: 0D9F (hexadecimal);

7 - Validade

A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.

8 - Depósito de modelo

Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.

24 de fevereiro de 2017. - O Presidente do Conselho Diretivo, J. Marques dos Santos.

Esquema de selagem

(ver documento original)

310323663

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2924205.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda