1 - Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo, como técnica especialista, a Doutora Sofia de Azevedo Guedes Vaz, para exercer funções na
sua área de especialidade, no meu gabinete.
2 - Para efeitos do disposto no n.º 6 do artigo 13.º do referido decreto-lei, o estatutoremuneratório da designada é o de adjunto.
3 - O vencimento mensal fixado no referido diploma é pago 12 vezes por ano, com direito aos subsídios de férias e de Natal ou equivalentes, sem prejuízo de quaisquer medidas que os tomem por objeto, estabelecidas por força da situação de dificuldade económica e financeira do Estado ou do Programa de Assistência Económica eFinanceira (PAEF) a Portugal.
4 - Para efeitos do disposto no artigo 12.º do referido decreto-lei, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho, que produz efeitos desde 1 deabril de 2012.
5 - Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação napágina eletrónica do Governo.
27 de março de 2012. - A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da
Graça.
Sofia de Azevedo Guedes Vaz tem um Doutoramento em Filosofia da Natureza e do Ambiente, FL/UL (2008) e um MSc em Env. Technology - Ecological Management, Imperial College, Uni. of London (1993). Originalmente licenciou-se em Engenharia do
Ambiente na FCT/UNL (1989).
É investigadora (bolseira pos-doc) no CENSE (FCT/UNL) na área de consumo responsável e desperdício alimentar (2008 até ao presente). Em 2004 esteve no Joint Research Centre (DG Investigação - União Europeia), Ispra - Itália e antes do doutoramento trabalhou na Agência Europeia do Ambiente, que está sediada na Dinamarca (1997-2003). Foi ainda consultora de ambiente para várias empresas (1992-1997), trabalhou também na DRARN - CCR Alentejo, Évora (1991-1992) e o seu primeiro emprego em Portugal foi no Parque Natural da Serra de S. Mamede em Portalegre (1990-1991). Após a licenciatura esteve num estágio de 6 meses no Reino Unido na ULG and FDL Consultants, (1989-1990).Tem várias publicações destacando-se: a coautoria de «Manual de ética ambiental» publicado pela Universidade Aberta; coeditora de Interfaces between science and society. Greenleaf Publishing e o seu último paper em coautoria publicado na Ecological Economics: Humans, environment and economies: from vicious relationships to virtuous responsibility. Escreve mensalmente para a visão verde online. Faz parte do grupo cientistas de pé, um grupo que comunica ciência através de stand up comedy.
Organizou em 2011 na Fundação Calouste Gulbenkian um ciclo de seis conferências:
Ambiente. Porquê ler os clássicos? É organizadora do livro com os ensaios desse ciclo que será publicado pela Greenleaf Publishers em junho 2012.
É coordenadora do projeto que ganhou o Prémio Ideias Verdes (Fundação Luso e jornal O Expresso) com o projeto PERDA - Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar. Tem dois filhos e vive em Paço de Arcos.
205926741