Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 12/2012, de 13 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Altera (primeira alteração) a Portaria n.º 170/2009, de 17 de fevereiro, que aprova e altera os quadros de pessoal de diversas secretarias judiciais, e procede à conversão de outras.

Texto do documento

Portaria 12/2012

de 13 de Janeiro

Ultrapassada a fase inicial de funcionamento das comarcas piloto, organizadas nos termos previstos no Decreto-Lei 25/2009, de 26 de janeiro, e superada a fase de transição, mostra-se agora possível conhecer o efetivo volume processual de cada uma das secretarias e acolher, na medida do possível, sugestões apresentadas pelos órgãos de gestão das novas comarcas, em particular, as oportunamente apresentadas pelo Presidente da Comarca do Baixo Vouga, que claramente apontam no sentido de um sobredimensionamento das secretarias dos Juízos de Anadia e dos Juízos de Sever do Vouga em prejuízo, nomeadamente, da secretaria dos Juízos de Aveiro.

Com efeito, a perda de competência daqueles juízos para a tramitação das matérias relativas às execuções, ao comércio, à família e menores e à instrução criminal, associada à diminuição do volume de processos entrados e às limitações impostas pelo Estatuto dos Funcionários de Justiça ao regime da mobilidade, veio demonstrar a necessidade de se proceder à adequação dos quadros de pessoal aprovados pela Portaria 170/2009, de 17 de fevereiro.

Impõe-se, portanto, o ajustamento dos respetivos quadros de pessoal, em consonância com os elementos que vêm sendo recolhidos. Está em causa a supressão dos seguintes lugares:

a) Um lugar de escrivão auxiliar na Secretaria dos Juízos de Anadia; e b) Um lugar de escrivão-adjunto e um lugar de escrivão auxiliar na Secretaria dos Juízos de Sever do Vouga.

Aos lugares suprimidos faz-se corresponder a criação de lugares da mesma natureza na Secretaria dos Juízos de Aveiro, o que não configura qualquer acréscimo de encargos.

Por outro lado, aproveita-se a oportunidade para corrigir algumas incorreções da Portaria 170/2009, de 17 de fevereiro, o que não havia sido oportunamente efetuado.

Foram promovidas as audições do Conselho Superior da Magistratura, do Conselho Superior do Ministério Público, do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, do Conselho dos Oficiais de Justiça, da Ordem dos Advogados, da Câmara dos Solicitadores, da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, o Sindicato dos Oficiais de Justiça e a Associação dos Oficiais de Justiça.

Assim:

Ao abrigo do disposto no artigo 154.º da Lei 52/2008, de 28 de agosto, manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e da Justiça, o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

São alterados, de acordo com o anexo i à presente portaria, da qual faz parte integrante, os quadros de pessoal das seguintes secretarias, aprovados pela Portaria 170/2009, de 17 de fevereiro:

a) Secretaria dos Juízos de Águeda;

b) Secretaria dos Juízos de Anadia;

c) Secretaria dos Juízos de Aveiro;

d) Secretaria dos Serviços do Ministério Público dos Juízos de Aveiro e das secções de Aveiro do Departamento de Investigação e Acção Penal da comarca do Baixo Vouga;

e) Secretaria dos Juízos de Oliveira do Bairro;

f) Secretaria dos Juízos de Sever do Vouga.

Artigo 2.º

Supranumerários

A passagem à situação de supranumerário efetua-se de acordo com o critério da menor antiguidade na categoria.

Artigo 3.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

O Ministro de Estado e das Finanças, Vítor Louçã Rabaça Gaspar, em 30 de dezembro de 2011. - A Ministra da Justiça, Paula Maria von Hafe Teixeira da Cruz, em 29 de dezembro de 2011.

ANEXO I

«Comarca do Baixo Vouga

Secretaria dos Juízos de Águeda

[...]

Serviços do Ministério Público (a)

Duas secções de processos:

Pessoal:

[...]

[...]

Secretaria dos Juízos de Anadia

Pessoal:

[...] Serviços judiciais [...] Escrivão auxiliar - 11.

[...]

Secretaria dos Juízos de Aveiro

Pessoal:

[...]

[...]

Escrivão-adjunto - 14;

Escrivão auxiliar - 21.

Secretaria dos Serviços do Ministério Público dos Juízos

de Aveiro e das secções de Aveiro do Departamento

de Investigação e Acção Penal da comarca do Baixo Vouga

Pessoal:

[...] Quatro secções de processos:

Pessoal:

[...] [...]

Secretaria dos Juízos de Oliveira do Bairro

Pessoal:

[...]

Serviços do Ministério Público

Uma secção de processos:

Pessoal:

[...] [...]

Secretaria dos Juízos de Sever do Vouga

Pessoal:

[...]

Serviços judiciais

[...] Escrivão-adjunto - 1;

Escrivão auxiliar - 2.

[...]»

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/01/13/plain-288680.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/288680.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-08-28 - Lei 52/2008 - Assembleia da República

    Aprova a Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais. Altera o Código de Processo civil, aprovado pelo Decreto-Lei 44129 de 28 de Dezembro de 1961, bem como o Código de Processo Penal aprovado pelo Decreto-Lei 78/87 de 17 de Fevereiro, o Estatuto dos Magistrados Judiciais, aprovado pela Lei 21/85 de 30 de Julho, o Estatuto do Ministério Público aprovado pela Lei 47/86 de 15 de Outubro, o Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, aprovado pela Lei 13/2002 de 19 de Fevereiro, o código d (...)

  • Tem documento Em vigor 2009-01-26 - Decreto-Lei 25/2009 - Ministério da Justiça

    Procede à reorganização judiciária das comarcas piloto do Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa-Noroeste, dando concretização ao disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 171.º da Lei n.º 52/2008, de 28 de Agosto (Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais - LOFTJ).

  • Tem documento Em vigor 2009-02-17 - Portaria 170/2009 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Justiça

    Aprova os quadros de pessoal das secretarias das comarcas do Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa-Noroeste, procede à conversão de secretarias e transição de funcionários e à alteração dos quadros de pessoal dos Serviços do Ministério Público do Tribunal da Relação de Coimbra e da Secretaria dos Serviços do Ministério Público do Tribunal da Comarca de Loures.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2013-01-10 - Portaria 9/2013 - Ministério da Justiça

    Regulamenta vários aspetos do procedimento especial de despejo e procede ainda à regulamentação do regime de designação e de intervenção de agente de execução, notário ou oficial de justiça no despejo que, nos termos previstos no n.º 5 do artigo 14.º da Lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro, ocorre durante a ação de despejo que é tramitada exclusivamente no tribunal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda