Considerando que,
A Portaria 432-C/2012, de 31 de dezembro, veio estabelecer a estrutura orgânica nuclear da Direção-Geral do Orçamento e fixar o número máximo de unidades orgânicas flexíveis;
Pelo Despacho 2386/2013, de 5 de janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 12 de fevereiro, foi criada a Divisão de Suporte Tecnológico aos Processos, que funciona na dependência da Direção de Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação;
O n.º 1 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, estabelece que os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição nos casos de ausência ou impedimento do respetivo titular quando se preveja que estes condicionalismos persistam por mais de 60 dias;
O titular do cargo de Chefe de Divisão de Suporte Tecnológico aos Processos encontra-se ausente, por um período que se prevê ser superior a 60 dias, pelo que se torna urgente garantir o normal funcionamento desta unidade orgânica.
Ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, e verificando-se todos os requisitos legais exigidos, nomeio, em regime de substituição, a licenciada Elisabete Machado da Silva de Almeida, do mapa de pessoal do Instituto de Informática, I. P., para exercer o cargo de Chefe de Divisão de Suporte Tecnológico aos Processos, da Direção de Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação, com efeitos a partir 16 de janeiro de 2017.
A nomeada possui o perfil, experiência e conhecimentos adequados à prossecução das atribuições e objetivos do serviço e é dotada da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta do respetivo currículo académico e profissional, anexo ao presente despacho.
13 de janeiro de 2017. - A Diretora-Geral, Manuela Proença.
ANEXO
Síntese curricular
Elisabete Machado da Silva de Almeida, nascida a 27 de setembro de 1974.
Licenciada em Matemática/Informática pela Universidade da Beira Interior, pós-graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações, frequência no mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa e o Programa de Direção de Empresas da AESE Business School.
Atualmente e, desde novembro de 2015, desempenha as funções de Gestão de Projetos do Fundo de Compensação do Trabalho e do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.
Desempenhou funções de Chefe de Equipa Multidisciplinar do Fundo de Compensação do Trabalho e Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho, entre 1 de junho de 2013 e 30 de novembro de 2015. Assumiu funções de liderança e coordenação do grupo de trabalho que integrou elementos de vários organismos da Administração Pública, com vista à implementação do referido na Lei 70/2013. Sob sua responsabilidade foi concebido e implementado o Sistema de Informação que suporta a operação dos respetivos Fundos.
É, desde outubro de 2013, a representante, designada pelos membros do XX e XXI governos responsáveis pelas áreas da Segurança Social, no Conselho de Gestão do Fundo de Compensação do Trabalho e no Conselho de Gestão do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.
Desempenhou funções de Coordenadora da Área de Suporte ao Relacionamento do Departamento de Soluções Aplicacionais Transversais nesse instituto, entre 1 de julho de 2008 e 4 de abril de 2013, tendo tido a seu cargo a gestão e liderança de uma equipa polivalente responsável pela conceção, implementação e disponibilização de projetos nas áreas de Internet e Contact Center.
Desempenhou funções de Gestão de Projeto entre 15 de abril de 2007 a 30 de junho de 2008 no projeto Regime Público de Capitalização (Certificados de Reforma do Estado).
Desempenhou ainda funções de Analista de Sistemas entre 30 de outubro de 2000 a 14 de abril de 2007 salientando-se, entre outros, os seguintes projetos em que participou: Complemento Solidário para Idosos, Qualificação de Pessoas Singulares e Sistema de Informação Proteção Social e Cidadania.
As suas funções anteriores incluem a colaboração na definição dos objetivos do projeto, a organização e planeamento de todas as fases do ciclo de vida do projeto e as respetivas equipas de intervenientes, a gestão da execução do projeto e o seu progresso, o assegurar da execução do orçamento do projeto, a definição das soluções mais adequadas de forma a cumprir os objetivos do projeto e representação da organização sempre que solicitado pelo Conselho Diretivo.
Técnica do mapa de pessoal do Instituto de Informática, I. P., do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Anteriormente ao II, I. P., trabalhou durante três anos na área de Consultoria de Soluções de Customer Relationship Managment (CRM).
310239148