Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 28/2017, de 4 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Contra-Almirante, NII 22079, João Luís Rodrigues Dores Aresta

Texto do documento

Louvor 28/2017

Louvo o Contra-Almirante, NII 22079, João Luís Rodrigues Dores Aresta, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Deputy Chief of Staff - Plans, no Headquarters Allied Maritime Command (HQ MARCOM), em Northwood - Reino Unido, entre 13 de julho de 2015 e 11 de novembro de 2016.

O Contra-Almirante Dores Aresta foi o primeiro representante nacional para este importante cargo na estrutura da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), onde revelou ser possuidor de relevantes qualidades pessoais e profissionais, e uma natural aptidão para o complexo e sensível cargo, demonstrando possuir um conhecimento profundo da Aliança, dos seus processos de funcionamento e da sua estrutura, a par de um irrepreensível sentido ético e de uma extraordinária capacidade de análise ao nível estratégico-militar.

Com o desafio de chefiar uma divisão com o maior número de colaboradores e com mais tarefas atribuídas, que vão desde os planos de resposta graduada, ao esboço do Alliance Management Governance Concept, a transição da Operação ACTIVE ENDEAVOUR para a Operação SEA GUARDIAN e a avaliação da Operação OCEAN SHIELD, revelou excecionais capacidades de liderança e de desempenho, onde com uma orientação clara permitiu que a sua equipa alcança-se os objetivos pretendidos. Geriu a sua equipa de uma forma muito eficaz e eficiente, alcançando um elevado ritmo de trabalho com uma impressionante lealdade por parte dos seus colaboradores, conseguindo dessa forma diferentes abordagens e perspetivas que em muito elevaram a qualidade e desempenho da sua divisão.

Demonstrou uma capacidade excecional na avaliação do caráter dos seus colaboradores, permitindo direcionar e selecionar as tarefas para os diferentes elementos da sua equipa, mediante os seus conhecimento das matérias envolvidas, acompanhando e apoiando os elementos com menos experiência de modo a permitir que estes atinjam os conhecimentos técnicos e a confiança necessária para o desenvolvimento das suas tarefas de uma maneira autónoma.

Nas várias apresentações que participou revelou uma atitude serena e um elevado grau de confiança nos seus conhecimentos técnico-profissionais, quer no âmbito dos assuntos de Marinha quer no âmbito das organizações internacionais, mantendo o foco no tema da apresentação e evitando que a discussão se desviasse do assunto inicial.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Contra-Almirante Dores Aresta como sendo um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante e de elevados dotes de caráter, em que se releva a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem, devendo por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

29 de novembro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210120199

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2841683.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda