Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 27/2017, de 4 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Brigadeiro-general, NIM 02742883, Hermínio Teodoro Maio

Texto do documento

Louvor 27/2017

Louvo o Brigadeiro-general, NIM 02742883, Hermínio Teodoro Maio, pela forma excecionalmente competente como desempenhou as funções de Vice-Chefe da Missão Militar junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE), por um período aproximado de 27 meses.

O período de prestação de serviço do Brigadeiro-general Teodoro Maio coincidiu com a ocorrência de diversos fenómenos que originaram crises securitárias nas áreas de interesse e que ditaram a necessidade de adaptação tanto da Aliança Atlântica como da União Europeia, cujos processos exigiram acrescida dedicação e capacidade para salvaguardar os interesses nacionais. Fazendo uso das qualidades pessoais e militares que lhe são características, foi elemento muito importante nos estudos e processos de transformação, com particular relevância no período em que, por inexistência do oficial general MILREP, acumulou a Representação Militar Nacional durante cinco meses ao mais alto nível com as suas funções de coordenação interna deste órgão militar.

Também durante o período em que exerceu o cargo, ocorreu o planeamento da transição do Quartel-General da OTAN para o novo edifício, tendo sido o Representante Militar Nacional, onde evidenciou uma extraordinária capacidade para se antecipar aos problemas, sugerindo soluções conformes e adequadas que seguramente contribuirão para a eficácia de todo o processo de transição.

Oficial-General dotado das mais nobres qualidades humanas, às quais soube adicionar um profundo sentido ético e um pragmático sentido militar e profissional, qualidades que no seu conjunto lhe permitiram granjear o respeito, a estima e a consideração no seio da Comunidade Militar Nacional, a que se adiciona o crédito da sua ação junto dos seus pares no seio dos Comités Militares da OTAN e da UE.

É ainda oportuno reconhecer a sua honestidade intelectual e neste sentido, o fino trato e a capacidade diplomática que lhe permitiu construir pontes muito para além do universo estritamente militar, sendo amplamente considerado e reconhecido pelas Representações Diplomáticas Nacionais junto da OTAN e da UE. Colocou ao serviço de Portugal uma inesgotável vontade de bem-fazer e de servir com lealdade, zelo e dedicação, constituindo-se como um exemplo e uma referência tanto no campo profissional, como no relacionamento humano.

Assim, é com inteira justiça que, louvo o Brigadeiro-general Teodoro Maio pelas suas qualidades pessoais, militares e profissionais e pela forma dedicada, eficaz e altamente competente como desempenhou as funções de Vice-chefe da Missão Militar junto da OTAN e da UE, devendo os serviços por si prestados serem considerados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o País.

4 de novembro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210119868

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2841682.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda