Louvo o Sargentoajudante de Infantaria, NIM 10207792, João Paulo Pires da Silva, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as funções de Adjunto do Comandante da Bravo Company (BCOY) do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado (2BIMec), quando integrou o Kosovo Force Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM), no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, entre 6 de outubro de 2015 e 7 de abril de 2016.
Militar possuidor de reputada capacidade de trabalho e pragmatismo, cedo demonstrou ter um enorme sentido de cooperação e colaboração para com o seu Comandante de Companhia, auxiliando-o de forma honesta e incondicional na sua ação de comando. Neste âmbito, deu cumprimento a todas as indicações e orientações respeitantes à administração e escrituração da Companhia, revelando tratar-se de um profundo conhecedor do quadro normativo em vigor e dos processos que se encontram implementados nesta Força Nacional Destacada (FND). Apraz evidenciar que o seu desempenho foi pautado por um elevadíssimo nível de profissionalismo, exigência e rigor que pode ser apontado como padrão a seguir.
No âmbito operacional, a sua distinta e sólida experiência em ambientes multinacionais e concretamente, no TO do Kosovo, permitiulhe ser um profundo conhecedor da realidade e por isso um excelente con-selheiro e uma referência para todos os militares da Companhia. Neste particular, destaca-se a sensatez e assertividade como expressou a sua opinião, alicerçada em experiências anteriores mas adaptada ao contexto atual, colocando diferentes opções em apoio à tomada de decisão e que contribuíram, de forma indelével, para a preparação e execução dos diversos exercícios e operações em que a BCOY tomou parte. Por outro lado, a sua constante preocupação com o cumprimento das mais diversas regras de segurança e todo o saber que procurou transmitir aos militares mais modernos, com particular destaque para a condução e manutenção de viaturas em climas frios, foi uma verdadeira maisvalia que contribuiu inquestionavelmente para a preservação do material e para a proteção da força.
A sua meritória e dedicada ação estendeu-se a um conjunto diversificado de iniciativas no âmbito das atividades de moral e bemestar, conseguindo desta forma fomentar um ambiente de sã camaradagem no seio do KTM e granjear, consequentemente a maior admiração e respeito por parte de todos os que com ele privaram durante o cumprimento da missão no TO do Kosovo.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente a as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Sargentoajudante Pires da Silva como sendo um Militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, abnegação, espírito de sacrifício, a obediência e competência profissional, sendo pois digno de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito.
2 de novembro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das
Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
210041118