A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 558/2016, de 2 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Tenente-coronel Paraquedista, NIM 00268885, José Joaquim Gonçalves Dias de Pinho

Texto do documento

Louvor 558/2016

Louvo o Tenentecoronel Paraquedista, NIM 00268885, José Joaquim Gonçalves Dias de Pinho, pelo elevado espírito de missão e notável competência técnicoprofissional no desempenho das funções de Oficial de Ligação e Analista de Informações no Joint Intelligence Support Element do Combined Joint Task Force no Kuwait, no âmbito da Operação Inherent Resolve, no período de maio a novembro de 2015.

Como primeiro militar nacional e único no QuartelGeneral da missão no Kuwait, encontrou vários desafios, próprios da inexistência de antecedentes, mas facilmente ultrapassados pela confiança conferida pela sua experiência, permitindolhe ganhar, fácil e naturalmente, o seu lugar e a posição nacional entre os seus pares.

Na qualidade de Oficial de Ligação no Combined Joint Task Force da Coligação, serviu de interlocutor sobretudo no que respeita à atividade do Contingente Nacional em Besmaya. Já como representante nacional no mesmo QuartelGeneral constituiu-se como veículo de informação oficial das posições nacionais sobre aspetos pontuais da missão, dando corpo às intenções de Portugal, no curto e no médio prazo, concorrentes para a mesma.

Foi contudo no âmbito do seu cargo, como analista de informações, que mais efetivamente desenvolveu atividade de relevo, apesar da exigência desta função no que respeita à necessidade de tempo de integração e de estabelecimento do seu ambiente de trabalho. Tendolhe sido atribuídas áreas muito concretas de pesquisa, a sua capacidade de trabalho e a qualidade do mesmo granjearamlhe a grata responsabilidade de chefiar grupos de trabalho, tendolhe sido solicitados produtos concretos, com relevância e importância direta no curso das operações levadas a cabo pelas Forças da Coligação.

Inerente à sua função e ao escalonamento na missão do Quartel-General que ocupou, contribuiu ativamente através de pedidos de pesquisa e respostas aos mesmos, entre o Território Nacional e a Coligação, no esclarecimento de aspetos particulares a que a continuidade da operação em curso conferiram relevância, não só para o Contingente mas também para Coligação, permitindo o acompanhamento, informação e ação nacional oportunos.

Pelos motivos apontados, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades profissionais e virtudes militares e pessoais que apontam o Tenentecoronel Dias de Pinho como um Oficial de referência, a quem são reconhecidos elevados dotes de caráter, espírito de sacrifício e de missão e a coragem física e moral tendo, os serviços por si prestados no âmbito das Operação Inherent Resolve da Coligação Internacional, contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de Portugal.

31 de maio de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210043979

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2810172.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda