Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 556/2016, de 2 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra, NII 26784, Nuno Maria D' Orey Roquette Cornélio da Silva

Texto do documento

Louvor 556/2016

Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra, NII 26784, Nuno Maria D´Orey Roquette Cornélio da Silva, pelo seu extraordinário desempenho e dedicação, evidenciado ao longo dos três anos que serviu neste Allied Joint Force Command Naples (JFCNP), como Satff Officer - Maritime Planner no J5 - Divisão de Planeamento, entre setembro de 2012 e setembro de 2015.

Oficial de superior formação moral e castrense, desde logo se evidenciou pela sua elevada competência técnico profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, reconhecidas transversalmente por toda a hierarquia deste QG internacional. Tendo iniciado a sua missão numa altura marcada pela mudança, quer ao nível da nova estrutura da NATO, quer ao nível de localização, na passagem do Comando Operacional de Bagnoli para Lago Pátria, a sua ação foi notada como de relevo e fundamental para a instalação nas novas infraestruturas e implementação de métodos e procedimentos que melhor se ajustassem à nova estrutura NATO, decorrente da remodelação de 2012.

A sua iniciativa, entusiasmo e capacidade de planeamento operacional, aliado às suas capacidades de liderança levaram a que estivesse permanentemente envolvido nas diferentes atividades de planeamento. Desde logo, a sua responsabilidade dentro da equipa de planeamento a que pertencia revelou-se como crucial, nomeadamente no planeamento e acompanhamento das atividades operacionais marítimas da NATO, na área de responsabilidade do JFCNP, bem assim como o acompanhamento da transferência de responsabilidades da Operação Active Endeavor para o MARCOM.

Destaca-se o seu contributo fundamental para a Mission Analysis enquadrado na NATO Support to African Union, bem como a sua participação na NATO Maritime Escort Mission para a retirada de armas químicas da Síria onde demonstrou o seu profundo conhecimento em operações navais. Contribuiu para várias atividades de planeamento enquadradas no “Prudent Thinking” onde o seu desempenho foi meritoriamente reconhecido ao nível do grupo de comando deste JFCNP, tendo este planeamento servido de base para o desenvolvimento do Contingency Plans Resilient e Dynamic Guardian. Neste último desempenhou uma função chave como Joint Operational Planning Group Deputy. Tendo a sua contribuição para o planeamento das Assurance and Adaptation Measures, como parte do NATO Readiness Action Plan sido considerada de relevo e fundamental.

Como consequência do seu reconhecido desempenho e vasto conhecimento demonstrado, foi convidado para ser representante do JFCNP no planeamento estratégico ao nível do SHAPE, quer como oficial de ligação, quer como Maritime Planner Expert na certificação de outros comandos de nível tático. A reputação do Capitão-de-mar-e-guerra Cornélio da Silva levou a que o comando deste QG o reconhecesse como um dos melhores planeadores, destacando-se pela capacidade e qualidade do seu trabalho estando sempre disponível para aceitar novos desafios e responsabilidades. Além das suas qualidades técnicoprofissionais e relevantes qualidades pessoais já referidas, onde se destacam a lealdade, brio, frontalidade e integridade, toda a cadeia hierárquica do JFCNP o considerou como um oficial completo e excecionalmente bem preparado para trabalhar em ambiente internacional.

Foi o Representante Nacional do Contingente Português no Comando da NATO em Nápoles (PRT SNR no JFCNP), sendo de realçar a notoriedade do seu desempenho, reconhecido quer pelos restantes militares que constituíam o Contingente Português, quer pelas diversas entidades do JFCNP. Também outras entidades nacionais de relevo que se deslocaram em visita ou reuniões de trabalho a este comando reconheceram essa mesma postura, como foi o caso, entre outros, da visita de trabalho de Sua Exa. o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas e mais tarde a delegação de deputados da Assembleia da República.

Oficial disciplinado e disciplinador, com elevado espírito de abnegação e possuidor de uma sólida cultura militar e moral, é da mais elementar justiça referir o Capitão-de-mar-e-guerra Cornélio da Silva como justo merecendo deste reconhecimento publico, pela sua extraordinária dedicação e empenho, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

20 de maio de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210041045

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2810170.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda