Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 555/2016, de 2 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-tenente de Marinha, NII 22598, José Manuel Marques Coelho

Texto do documento

Louvor 555/2016

Louvo o Capitãotenente de Marinha, NII 22598, José Manuel Marques Coelho, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as suas funções de oficial de comunicações do Centro de Operações Conjunto (COC), do Comando Conjunto para as Operações Militares do EMGFA (CCOM), no Reduto Gomes Freire em Oeiras, entre 02 de junho de 2014 e 26 de fevereiro de 2016.

Teve um papel determinante na relocalização do CCOM, tendo sido incumbido do desafio de coordenar a maior parte do processo, destacando-se o trabalho desenvolvido na elaboração das plantas de implantação do comando, no contributo para a definição dos organogramas e quadros de pessoal e na definição das matrizes de requisitos de Comunicações e Sistemas de Informação (CSI) e de Segurança. Destaca-se ainda a forma eficiente como conseguiu coordenar as tarefas das diversas entidades intervenientes. A dedicação entregue a este projeto revela o seu elevado espírito de sacrifício e uma grande capacidade de iniciativa, que aliadas ao sentido de responsabilidade demonstrado nas decisões que teve de assumir, se revelaram determinantes para o início das atividades do CCOM, no Reduto Gomes Freire.

Ainda na fase inicial do CCOM, perante recursos limitados de pessoal, assumiu em várias matérias das áreas de Pessoal e de Logística. Sendo o único oficial da área de comunicações, foi acumulando os cargos de J6, na Área de Recursos, e de oficial de comunicações do COC, destacando-se o esforço adicional no sentido de minimizar o impacto resultante da escassez de material e dos hiatos ao nível do apoio técnico.

No âmbito da sua área específica importa referir as ações de coordenação e apoio nas fases de planeamento e execução de exercícios conjuntos, nomeadamente LUSITANO 14, CMX 15, FELINO 15, TRIDENT JUNCTURE 15, AÇOR 15 e CMX 16. Destaque-se o acompanhamento e o apoio prestado às FND, a outros militares colocados no estrangeiro e na elaboração das normas e na definição dos requisitos CSI.

Na área da segurança desempenhou as funções de Oficial de Segurança do COC, de Oficial de Segurança dos Sistemas de Informação e Comunicações (OSSIC), incluindo o cargo de Site Security Officer da rede NATO, onde se destaca a coordenação da sensível tarefa de transferência e edificação de capacidades inerentes ao processo de relocalização, e.g. transferência da cifra, controlo de acessos, controlo de chaveiros, elaboração dos planos de destruição de emergência, definição das áreas classificadas, bem como as iniciativas desenvolvidas no sentido de assegurar o cabal cumprimento das normas internacionalmente definidas.

Participou em estudos, planos e projetos no âmbito das CSI sempre que envolveram direta ou indiretamente o CCOM, nomeadamente como seu representante no grupo de trabalho para os projetos Secure Systems & Technologies (SST) e Federated Mission Network (FMN). Bem como em fóruns e acompanhamento das atividades relativas às capacidades de Comando e Controlo (C2) atuais e futuras do CCOM, nomeadamente GALILEO, CIBERDEFESA, OVERSEE, FMN, EUOPSWAN, Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal (SIRESP), SATCOM e VTC. No âmbito das missões de apoio à Proteção Civil destaca-se a coordenação do processo de edificação da subrede SIRESP das Forças Armadas em articulação com os Ramos, a DIRCSIEMGFA, a ANPC e o MAI (SIRESP SA).

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitãotenente Marques Coelho como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício, obediência e competência profissional, devendo por isso os serviços por si prestados, serem considerados relevantes e de elevado mérito.

9 de maio de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210041167

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2810169.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda