Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 553/2016, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 02932989, Carlos Abílio Cavacas Macieira

Texto do documento

Louvor 553/2016

Louvo o Tenentecoronel de Infantaria, NIM 02932989, Carlos Abílio Cavacas Macieira, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado (2BIMEC), quando integrou a Força Nacional Destacada (FND) - KFOR “Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM)”-no Teatro de Operações do Kosovo, entre 05 de outubro de 2015 e 07 de abril de 2016. Oficial detentor de uma ampla experiência militar demonstrou claramente uma elevada capacidade de Comando durante a implantação operacional das Unidades do KTM. Mercê da sua elevada competência profissional conseguiu uma notável execução e um desempenho coletivo assinaláveis, tendo a sua Unidade participado ativamente e de forma muito destacada nas fases de planeamento e conduta das inúmeras operações, algumas delas de elevado grau de complexidade, com destaque para a participação nas operações de monitorização de eventos potencialmente desestabilizadores para a segurança e estabilidade no Kosovo como foram os vários protestos em Pristina, os eventos desportivos de cariz nacionalista de ambas as etnias, as manifestações e tumultos convocadas pela oposição política à coligação no Governo, os protestos contra a entrada do Kosovo na UNESCO e contra a eleição do Presidente da República. Merece ainda relevo a prontidão com que garantiu a segurança ao heliporto militar da KFOR e os patrulhamentos e recolha de informação efetuados na sua Manoeuvre Box em Mitrovica, uma das regiões mais sensíveis do Teatro. Com estas ações, entre outras, o KTM contribuiu para a criação de um Safe And Secure Environment (SASE) e para a manutenção da Freedom of Movement (FOM).

O Tenentecoronel Cavacas Madeira pautou a sua Ação de Comando pela constante demonstração de excelentes qualidades morais e humanas, com especial relevo para a constante preocupação dos militares sob o seu Comando, o que aliado a uma notória capacidade de liderança e elevado sentido de organização contribuiu de forma decisiva para que a sua Unidade conseguisse atingir elevados padrões operacionais.

É ainda de destacar a forma como fomentou excelentes relações de trabalho e de confiança com os militares dos diversos Contingentes, garantindo que o KTM fosse considerado uma Unidade de referência em Operações de CRC, no Planeamento e Condução do Treino Operacional e Planeamento de Exercícios, recolhendo para a sua Unidade e para si mesmo as melhores referências do Comando Superior.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que acreditam o Tenentecoronel Cavacas Macieira como sendo um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo por isso os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

2 de novembro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das

Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210039564

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2808695.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda