Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 541/2016, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 07398786, Nuno Manuel Romana Pires Barão

Texto do documento

Louvor 541/2016

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 07398786, Nuno Manuel Romana Pires Barão, pelo seu extraordinário e relevante desempenho no Estado-Maior-General das Forças Armadas, nas funções de Chefe J5 da Área de Planos, do Comando Conjunto para as Operações Militares, no período de 23 de junho de 2014 a 18 fevereiro de 2016.

O Coronel Pires Barão passou à situação de reserva a seu pedido, após uma carreira plena de atividade, que abrangeu o desempenho de funções na área operacional e na área de EstadoMaior. No desempenho das suas funções e outras tarefas atribuídas evidenciou-se como um colaborador muito competente no planeamento das operações, demonstrando também ser possuidor de uma sólida formação ética e moral, aliada a uma irrepreensível conduta militar, que o levou a afirmar-se permanentemente como um exemplo para todos aqueles que com ele privaram.

Oficial de elevada capacidade de trabalho, notável espírito de iniciativa e de sacrifício, evidenciando uma excecional capacidade de adaptação a novas circunstâncias, foi um elemento importante no planeamento do Exercício Lusitano 14, na elaboração do Plano de Operações “CRISTAL” e na coordenação de todos os produtos elaborados pelo respetivo JOPG. Participou ainda na elaboração de Opções de Resposta Militar, para o TO do Iraque, Operação SOPHIA e na análise do reforço da participação nacional em África após os recentes atentados terroristas em França.

Os trabalhos desenvolvidos na área do planeamento das operações militares conjuntas, foram sempre caracterizados por uma investigação aturada e por uma aproximação dedicada e ambiciosa, que se traduziu no desenvolvimento de documentos de elevada qualidade, adequados ao nível operacional, e referentes a missões no âmbito das Nações Unidas, OTAN e também da União Europeia, destacando-se o seu empenho no planeamento das operações nos teatros de operações do Afeganistão, da República Centro Africana e mais recentemente no TO do Iraque.

Neste âmbito, é de toda a justiça relevar o conjunto de atividades desenvolvidas, nomeadamente a participação na elaboração das DIROP do Exercício “Trident Juncture 15”, a coordenação e apresentação de diversos Briefings, destacando-se o apoio dado ao IDN aos Cursos de Gestão de Crises, ao estágio realizado nas Forças Armadas Portuguesas pelo Coronel Falur Laek das F-FDTL e aos militares nomeados para cargos internacionais durante a sua permanência no CCOM.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Pires Barão como sendo um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, tornando-se por isso um exemplo a seguir e merecedor de que os serviços por si prestados sejam destacados em público louvor e considerados como extraordinários, relevantes e distintos.

31 de maio de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210039589

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2808683.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda