Louvo o Coronel ENG TM, NIM 45509862, José Maria de Oliveira Gardete pela forma extraordinariamente competente como, com elevada aptidão técnica e profissional, tem desempenhado ao longo dos últimos vinte anos, como membro da Direção Central da Liga dos Combatentes e em apoio ao Presidente, as funções de Vogal.
Oficial dotado de um forte espírito de missão, demonstrando um extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, o Coronel Oliveira Gardete manteve sempre total disponibilidade para o serviço, contribuindo de uma forma extraordinária para o cumprimento dos objetivos atribuídos à Liga dos Combatentes e à Defesa Nacional.
Assumindo de forma voluntária as suas funções e aceitando sem qualquer recompensa, que não seja a recompensa moral do trabalho prestado, participar na prossecução dos objetivos da Liga, tem contribuído com o seu trabalho altruísta, silencioso e metódico, sustentado no seu elevado saber técnico, para o aumento da eficiência e eficácia no apoio à garantia da dignidade dos combatentes e suas famílias e para a promoção dos valores que sustentam a Liga dos Combatentes.
Contribuindo com a sua postura para a criação de um forte espírito de equipa e entreajuda, demonstrando sentido de responsabilidade perante as tarefas e o programa estruturante que dirige, ou as áreas que coordena, nomeadamente o Programa Estratégico Inovação e Modernização, constitui-se num elemento importante do grupo de trabalho que, com o Presidente da Direção Central, tem a missão de dirigir e apoiar as várias dezenas de milhares de sócios e de mais de uma centena de Núcleos da Liga, no país e no estrangeiro.
Oficial de relevantes qualidades pessoais, mantendo total disponibilidade para o serviço, contribui de forma extraordinária para o cumprimento dos objetivos atribuídos à Liga, nomeadamente através do apoio à sua inovação e modernização, sendo pois de inteira justiça reconhecer os serviços que o COR Oliveira Gardete vem prestando à Liga como contribuindo para o prestígio, eficiência e cumprimento da missão da Liga dos Combatentes e consequentemente da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26° e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Defesa Nacional de 1.ª classe ao Coronel ENG TM, NIM 45509862, José Maria de Oliveira Gardete. 8 de novembro de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
210018933