Louvo o Capitão de Polícia Aérea, NIP 120643-F, Pedro Miguel de Matos Tavares, pela forma dedicada e competente como tem desempenhado as funções como Chefe de Equipa no Destacamento da Força Aérea na Companhia Geral CIMIC (CGerCIMIC), desde setembro de 2012. Iniciou o seu percurso nesta área no Armageddon 12, integrado no Exercício Dragão 12 da responsabilidade da Brigada de Intervenção onde evidenciou elevada proficiência, marcado profissionalismo e notável espírito de missão, quer no treino das atividades específicas CIMIC, quer na missão de apoio sanitário real, que permitiu disponibilizar consultas gratuitas de clínica geral e de oftalmologia à população de Mangualde. Oficial dinâmico, proativo e extraordinariamente motivado, destaca-se pelo domínio falado e escrito da língua inglesa, valência que contribui sobremaneira para o sucesso de todas as missões e que mereceu rasgados elogios dos seus superiores e pares. A sua participação na simulação de incidentes e em reuniões é ainda uma maisvalia pelo fato de se disponibilizar para funções de interpretação e tradução, atividades fora da sua responsabilidade inicial.
No Exercício Lusitano 14 em Beja, revelou vigorosos conhecimentos técnicoprofissionais e elevada adaptabilidade, ao integrar um destacamento conjunto constituído por militares dos três Ramos, onde as suas ações se pautaram pelo rigor, competência e sentido do dever. Durante o Exercício Trident Juncture 15, teve um papel preponderante na integração e treino dos oficiais subalternos do destacamento da Força Aérea, garantindo a harmonização de processos, o que lhes permitiu realizar as suas tarefas de forma inequivocamente eficaz.
Para além disto, na qualidade de oficial de ligação, assegurou a coordenação e facilitação dos contactos reais com as autoridades civis locais e a população, criando as sinergias necessárias ao apoio e consecução das operações desenvolvidas pela Brigada Multinacional Canadiana.
Paralelamente, o Capitão Matos Tavares tem vindo a atualizar permanentemente os seus conhecimentos na área CIMIC, tendo frequentado diversas ações de formação, das quais se destacam o NATO CIMIC Field Worker Course no Multinational CIMIC Group em Itália e o United Nations Peacekeeping Operations Course.
Face ao anteriormente exposto, pela sua elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais e militares, é o Capitão Matos Tavares merecedor de ver reconhecidos os serviços por si prestados na Companhia Geral CIMIC, os quais têm contribuindo de modo significativo para a credibilidade da Força Aérea em particular, e para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
20 de abril de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças
Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
210017126