Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 520/2016, de 18 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 25586, Alexandre Joaquim Gamurça Serrano

Texto do documento

Louvor 520/2016

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 25586, Alexandre Joaquim Gamurça Serrano, pela forma meritória com que exerceu o comando do N.R.P. Álvares Cabral durante a Operação DJARFOGO e no exercício CONTEX/PHIBEX, no âmbito da EUROMARFOR.

Oficial de reconhecida competência demonstrou as suas qualidades pessoais e profissionais que colocou ao serviço das Forças Armadas e do país nas relevantes funções de Comando de uma Unidade Naval, que exerceu de forma eficaz, determinada e com um desempenho de nível assinalável. Com uma conduta irrepreensível, elevado espírito de iniciativa e sentido da disciplina, o Capitão-de-fragata Gamurça Serrano soube manter a sua guarnição coesa, disciplinada e motivada.

Durante a Operação DJARFOGO, no âmbito do apoio às populações da Ilha do Fogo da República de Cabo Verde na sequência da erupção do vulcão local, apoiou a missão humanitária na Ilha do Fogo, contribuindo para a satisfação dos compromissos assumidos por Portugal, decorrentes do Tratado de Amizade e Cooperação, destacando-se a forma metódica e organizada como em quarenta e oito horas aprontou o navio para a missão. Foram efetuadas mais de trezentas e quarenta horas de navegação, salientando-se as inúmeras atividades em apoio à população local, as intervenções de reabilitação urbana, com reparação de instalações elétricas e fornecimento de energia elétrica, a assistência médica e medicamentosa nomeadamente, cuidados de enfermagem e apoio psicológico, bem como a distribuição de refeições quentes, para as quais foi imprescindível uma prévia coordenação com as entidades locais. Durante o exercício CONTEX/PHIBEX o N.R.P. Álvares Cabral, sob o seu Comando integrou o grupo tarefa ativado pelo Comandante da EUROMARFOR, tendo embarcado o comando das Forças de Operações Especiais numa missão em que foram efetuadas mais de duzentas e trinta horas de navegação e em que mais uma vez a sua conduta e capacidade de liderança, aliadas à motivação que soube incutir na sua guarnição, levaram a que em todas as tarefas que lhe foram atribuídas, os resultados obtidos tenham sido muito satisfatórios.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-fragata Gamurça Serrano como um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter e espírito de missão, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

17 de fevereiro de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das

Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210011237

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2796659.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda