A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44306, de 27 de Abril

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Hidroeléctrica Portuguesa, S.A.R.L. a ceder à Hidroeléctrica do Douro, S.A.R.L. a concessão do aproveitamento hidroeléctrico do rio Távora, com todos os direitos e obrigações que resultam do decreto de concessão de 31 de Julho de 1950 e respectivo caderno de encargos.

Texto do documento

Decreto-Lei 44306

Tendo a Hidroeléctrica Portuguesa, S. A. R. L., requerido autorização para ceder à Hidroeléctrica do Douro, S. A. R. L., a concessão do aproveitamento hidroeléctrico do rio Távora, que lhe fora outorgada por decreto de 31 de Julho de 1950;

Havendo a Hidroeléctrica do Douro, S. A. R. L., solicitado, com fundamento na base XVII da Lei 2002, de 26 de Dezembro de 1944, e nos artigos 73.º e 79.º do Decreto-Lei 43335, de 19 de Novembro de 1960, isenção da sisa devida pela transmissão;

Considerando que nenhuma razão de interesse público se opõe à pretendida cessão e que, pelo contrário, todas as circunstâncias a aconselham, revelando-se mesmo necessária a transferência imediata para a Hidroeléctrica do Douro, S. A. R. L., da posse e administração do aproveitamento do rio Távora;

Ponderando que a outorga do contrato definitivo depende de diligências e avaliações morosas e delicadas;

Atendendo a que a transmissão realiza um objectivo oportunamente formulado pelo Governo, como resulta da obrigação imposta à Hidroeléctrica do Douro, S. A. R. L., no § 3.º do artigo 3.º do caderno de encargos da concessão do aproveitamento hidroeléctrico do rio Douro;

Considerando que, pela razão acabada de apontar, e também porque a cessão obedece aos princípios enunciados na base XVII da citada Lei 2002 e no artigo 79.º do referido Decreto-Lei 43335, se justifica a solicitada isenção de sisa;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É autorizada a Hidroeléctrica Portuguesa, sociedade anónima de responsabilidade limitada, a ceder à Hidroeléctrica do Douro, sociedade anónima de responsabilidade limitada, a concessão do aproveitamento hidroeléctrico do rio Távora, com todos os direitos e obrigações que resultam do decreto de concessão de 31 de Julho de 1950 e respectivo caderno de encargos da mesma data, publicados no Diário do Governo n.º 178, 3.ª série, de 2 de Agosto de 1950, tendo o caderno de encargos a rectificação publicada no Diário do Governo n.º 196, 3.ª série, de 23 de Agosto de 1950.

Art. 2.º Enquanto não for celebrado o contrato definitivo, a Hidroeléctrica do Douro poderá entrar na posse e administração do aproveitamento mediante simples contrato-promessa de cessão, nos termos que as duas sociedades entre si acordarem.

Art. 3.º É isenta de sisa a cessão a que se referem os artigos anteriores, e ainda a transmissão de todos os demais bens e direitos que, pelo mesmo contrato, forem transferidos para a Hidroeléctrica do Douro.

Art. 4.º O presente diploma entra imediatamente em vigor.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 27 de Abril de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1962/04/27/plain-277010.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/277010.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1944-12-26 - Lei 2002 - Ministério das Obras Públicas e Comunicações

    PROMULGA A ELECTRIFICAÇÃO DO PAIS.

  • Tem documento Em vigor 1960-11-19 - Decreto-Lei 43335 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Indústria - Direcção-Geral dos Serviços Eléctricos

    Regula a execução da Lei nº 2002 (electrificação do país), com excepção da sua parte II, estabelecendo as condições gerais de venda de energia eléctrica em alta tensão.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda