A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10849/2010, de 1 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina a constituição, na directa dependência do Presidente da Autoridade Florestal Nacional, do Observatório Nacional da Desertificação, órgão de apoio da Comissão Nacional de Coordenação do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação (PANCD), e estabelece as suas atribuições.

Texto do documento

Despacho 10849/2010

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 69/99, de 17 de Junho, que aprovou o Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação (PANCD), estabelece a criação do Observatório Nacional de Desertificação (OND), órgão de apoio à Comissão Nacional de Coordenação (CNCCD) do PANCD, com funções de acompanhamento e avaliação da aplicação das medidas e dos instrumentos de política e a monitorização do impacte das acções sobre o ambiente, os recursos naturais e o

território.

A avaliação dos progressos e dificuldades na aplicação e desenvolvimento do PANCD é um processo indispensável para o seu sucesso. Neste contexto, o acompanhamento e a avaliação das medidas e dos instrumentos de política que integrem o objectivo do combate à desertificação e a monitorização do impacte das acções sobre o ambiente, os recursos naturais e o território exigem o estabelecimento e a aplicação de procedimentos adequados quer no que se refere à compilação e sistematização das informações pertinentes quer no que se refere à produção de indicadores quantitativos e qualitativos que permitam uma análise da evolução verificada.

Considerando que este ano tem início a Década das Nações Unidas para os Desertos e o Combate à Desertificação e que cerca de um terço do território nacional apresenta elevada susceptibilidade à desertificação e que a luta contra a desertificação é uma prioridade das políticas de desenvolvimento rural:

Determino a constituição do Observatório Nacional da Desertificação, que tem como função principal apoiar a CNCCD no que se refere ao acompanhamento, monitorização e avaliação da concretização do PANCD e constitui-se como um sistema de informação para o qual devem contribuir, adequada e atempadamente, os vários serviços que integram esta Comissão.

Adicionalmente, ao Observatório Nacional da Desertificação cometem as seguintes

funções:

1 - Proceder à monitorização e desenvolvimento do sistema de informação baseado nos indicadores biofísicos, sociais e económicos da desertificação em Portugal, devendo para o efeito ser disponibilizado um sítio digital na Internet.

2 - Apoiar e acompanhar estudos e projectos de investigação científica nacionais e internacionais relacionados com o combate à desertificação.

3 - Promover a publicação digital de estudos, relatórios e resultados de projectos de

investigação científica.

4 - Apoiar e coordenar a cooperação técnica internacional no âmbito do combate à desertificação, designadamente no seio da Comunidade de Países de Língua

Portuguesa (CPLP).

5 - Assegurar a articulação institucional de Portugal com a Comissão Europeia, Nações Unidas (FAO e UNCCD) e com os países do arco mediterrânico, bem como com

outros organismos congéneres.

6 - Apoiar a CNCCD no processo de revisão do PANCD, no contexto da Estratégia Decenal 2008-2018 para a Convenção de Combate à Desertificação das Partes de Madrid (COP8). Esta tarefa é prioritária no quadro das atribuições do OND, devendo

estar concluída até Junho de 2011.

O Observatório Nacional da Desertificação funcionará na dependência directa do presidente da Autoridade Florestal Nacional, entidade que assegurará o apoio técnico-administrativo e financeiro ao funcionamento corrente do OND.

17 de Junho de 2010. - O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento

Rural, Rui Pedro de Sousa Barreiro.

203412881

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/07/01/plain-276845.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/276845.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2014-12-24 - Resolução do Conselho de Ministros 78/2014 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PANCD), decorrente da primeira revisão e atualização do PANCD aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 69/99, de 9 de julho

  • Tem documento Em vigor 2014-12-24 - Resolução do Conselho de Ministros 78/2014 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PANCD), decorrente da primeira revisão e atualização do PANCD aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 69/99, de 9 de julho

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda