Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 19032, de 16 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Cria na Junta de Investigações do Ultramar, trabalhando em cooperação com a Direcção-Geral de Economia do Ministério, a Missão de Estudos Económicos do Ultramar.

Texto do documento

Portaria 19032
Tendo em atenção o n.º 7.º do artigo 11.º e o artigo 28.º do Decreto-Lei 35395, de 26 de Dezembro de 1945, sobre proposta da Junta de Investigações do Ultramar:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Ultramar:
1.º É criada na Junta de Investigações do Ultramar e trabalhará em cooperação com a Direcção-Geral de Economia do Ministério do Ultramar a Missão de Estudos Económicos do Ultramar, com o fim de coordenar, estimular e promover o estudo dos problemas do desenvolvimento económico das províncias ultramarinas ou com eles relacionados.

2.º Para a efectivação dos objectivos referidos no número anterior, compete especialmente à Missão:

a) Estabelecer e executar planos de investigação ou adoptar e auxiliar planos em curso que se afigurem particularmente importantes;

b) Organizar brigadas de estudo e de especialização;
c) Estabelecer e assegurar relações com instituições congéneres, nacionais ou estrangeiras;

d) Colaborar com os Institutos Superiores de Estudos Ultramarinos e de Ciências Económicas e Financeiras e outras instituições de fins conexos com os seus;

e) Recolher, actualizar e conservar a documentação que possa concorrer para auxiliar e desenvolver aquelas investigações.

3.º A Missão, que funcionará na dependência e orientação técnica do director-geral de Economia, é constituída pelo chefe, por adjuntos, por técnicos e demais pessoal que for considerado necessário, a admitir por despacho ministerial, em que serão fixadas as respectivas categorias e vencimentos, em obediência ao disposto no § 1.º do artigo 32.º do referido Decreto-Lei 35395, pelos quantitativos máximos previstos na Portaria 12215, de 26 de Dezembro de 1947, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Portaria 17209, de 8 de Junho de 1959.

4.º O pessoal que seja admitido com a designação funcional não prevista na citada Portaria 12215 terá as designações usadas no quadro permanente da referida Direcção-Geral e ser-lhe-ão atribuídas categorias e vencimentos correspondentes.

5.º Junto da Missão funcionará um conselho consultivo, presidido pelo director-geral de Economia e constituído por um número ilimitado de vogais, cuja nomeação será feita por despacho ministerial de entre individualidades nacionais ou estrangeiras cuja acção desenvolvida ou estudos realizados em matéria de economia se imponha como garantia de útil colaboração.

§ único. A contribuição dos vogais será remunerada por trabalhos apresentados e por senhas de presença, com quantitativos a fixar por despacho ministerial para cada trabalho e com 100$00 por cada presença para que sejam convocados.

Ministério do Ultramar, 16 de Fevereiro de 1962. - O Ministro do Ultramar, Adriano José Alves Moreira.


Para ser publicada no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - A. Moreira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/276477.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1945-12-26 - Decreto-Lei 35395 - Ministério das Colónias

    Reorganiza a Junta das Missões Geográficas e de Investigações Coloniais.

  • Tem documento Em vigor 1947-12-26 - Portaria 12215 - Ministério das Colónias - Gabinete do Ministro

    Aprova o regulamento sobre vencimentos e outros abonos a fazer ao pessoal das missões geográficas e de investigações coloniais.

  • Tem documento Em vigor 1959-06-08 - Portaria 17209 - Ministério do Ultramar - Junta das Investigações do Ultramar - Comissão Executiva

    Actualiza os vencimentos metropolitanos do pessoal das missões da Junta de Investigações do Ultramar e da missão geográfica de Angola.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda